Ciência

Chuva de meteoros Leônidas atinge pico no fim de semana

Na madrugada de 16 para 17 de novembro, a chuva de meteoros Leônidas atinge seu pico no esperado para 2024. Isso significa que, caso você fique acordado até mais tarde e esteja num local com vista para o horizonte, talvez aviste algumas “estrelas cadentes” riscando o céu.

“Talvez” pois há vários fatores que dificultam a observação dos Leonídeos, e quem quiser arriscar a sorte precisa levá-los em consideração.

Primeiro, temos os impeditivos comuns de qualquer “caçada” no céu noturno: se estiver tudo nublado, já era. Além disso, não adianta olhar pela janela de seu apartamento numa grande cidade, cheia de poluição luminosa, e cujo ângulo só permite visualizar um pedacinho do céu. Para flagrar esses meteoros sazonais, você precisa ir para um local preferencialmente elevado e que permita uma boa visão do céu desde a linha do horizonte.

Para dificultar um pouco mais, nesta semana não apenas temos uma Lua cheia no céu, como ela também parece um pouco maior e mais brilhante que o habitual por estar perto do perigeu (ponto em que fica mais próxima da Terra ao longo de sua órbita elíptica ao nosso redor). Ou seja: o céu noturno fica menos escuro quando a Lua aparece assim, o que significa maior dificuldade para visualizar fenômenos como a ocorrência de meteoros. Na noite de sábado, a Lua estará 98% iluminada.

Por fim, esta chuva de meteoros costuma ser “recheada” somente a cada 33 anos, e 2024 não é um deles. A última vez que uma tempestade de meteoros Leônidas aconteceu foi em 1998, então a próxima será em 2031. Nestes anos de tempestade, pelo menos mil meteoros aparecem por hora em nosso céu, enquanto a quantidade média de meteoros de uma chuva Leônidas comum é de 15, no máximo 20 “estrelas cadentes” a cada hora.

Como ver a chuva de meteoros Leônidas

De qualquer maneira, todo ano em novembro alguns Leonídeos dão o ar de sua graça por aqui, sendo eles detritos do cometa 55P/Tempel-Tuttle, descoberto em 1865.

Eles surgem no céu a partir da constelação de Leão, que é o seu radiante. Porém, meteoros podem se tornar visíveis em outras direções, então não é preciso fixar os olhos no sentido do radiante, apenas.

Os meteoros surgem a partir dali, mas dependendo do tamanho do detrito que entrou (e queimou) na atmosfera, e de sua velocidade, é comum que os rastros luminosos sejam vistos aqui da superfície em outros sentidos no céu, nos arredores do radiante.

A chuva de meteoros Leônidas de 2024 aparece acima do horizonte, na direção nordeste do céu, já no início da madrugada de sábado para domingo (Créditos: Captura de tela do Stellarium por Patricia Gnipper)

Espera-se que a chuva de meteoros Leônidas de 2024 atinja as taxas mais altas de “estrelas cadentes” por volta da 1h da madrugada do dia 17 — ou seja, de sábado para domingo. Até mais ou menos as 3h da manhã, ainda há chances de observar alguns meteoros se você estiver no lugar certo (e contando com um pouco de sorte).

Localize a constelação de Leão, na direção nordeste do céu aqui no hemisfério Sul, e boa observação!

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Patricia Gnipper

Coordenadora editorial do Drops de Jogos.

Posts Recentes

Quais são as chances de ‘Deadpool & Wolverine’ no Oscar 2025?

Segundo a mídia especializada em cinema

9 minutos atrás

Presidente do Google no Brasil elogia parcerias com estúdios de jogos brasileiros: “US$ 2 milhões pelo futuro”

Apoiando estúdios de desenvolvimento dos jogos indie brasileiros

34 minutos atrás

Jornalista e influenciadora Carol Costa divulga crowdfunding do livro Nintendistas, sobre a Nintendo no Brasil

Financiem o Nintendistas no Catarse; a história da Nintendo e da Nintendo World no Brasil

2 horas atrás

Queda no desmatamento da Amazônia evitou internações por doenças respiratórias

Estudo publicado na revista Nature foi cedido à Agência Pública com exclusividade

3 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!