Ciência

“Cientista maluco” é preso com explosivos na Inglaterra

Além de uma fantasia comum para o Halloween, “cientista maluco” ganhou outra conotação para a polícia inglesa. As autoridades prenderam Harry Whitaker, um rapaz de 33 anos que se diz um “entusiasta pela ciência”, após encontrar diversas substâncias químicas e explosivos armazenados sem a devida precaução na casa que ele dividia com a mãe. A história foi contada pelo jornal The Telegraph.

A prisão aconteceu em abril do ano passado, quando o rapaz chamou uma ambulância ao passar por uma crise alérgica grave. Ele informou aos paramédicos que atenderam o chamado que essa tinha sido uma reação por causa de uma receita da mãe. Ao pressionar pelo motivo real, o homem então levou os paramédicos até um “laboratório” que tinha no fundo da casa. Lá, foram encontrados diversas substâncias controladas e potencialmente explosivas.

Entre as substâncias encontradas em posse do rapaz estavam alguns conhecidos venenos letais, além de pólvora, elementos radioativos e fósforo branco – que entra em combustão ao menor contato com ao ar atmosférico. Também foram encontrados livros sobre como fazer bombas caseiras, criar o gás Sarin (um agente nervoso usado em guerras químicas) com ingredientes comuns, e como cozinhar sua própria metanfetamina.

Tudo isso foi encontrado em um pequeno galpão sem ventilação, onde a única passagem de ar era um buraco causado por uma explosão durante um dos experimentos de Whitaker.

Em julgamento que ocorreu na última terça-feira (14), o rapaz se defendeu alegando ser apenas um “entusiasta pela ciência”, e tinha como objetivo colecionar todos os elementos da tabela periódica dentro de casa. Ele afirmou que tomava precauções para que seus experimentos não machucassem ninguém, e achou um absurdo ser preso por ter uma “curiosidade saudável pela ciência”.

Whitaker está sendo julgado pela posse de munição sem autorização, posse de substância venenosa, posse de substância explosiva e pela criação de explosivos caseiros. O julgamento ainda deverá continuar pelo menos até o fim desta semana. Pelas substâncias que estavam sendo armazenadas, é um milagre ele não ter criado um problema quase tão grande quanto nossa atual crise do metanol brasileira.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Rafael Silva

Rafael Silva é jornalista formado desde 2017. Cresceu lendo revistinhas de videogame, entrou numa "nóia" quando percebeu que o “jornagames” ainda era feito para adolescentes que só tinham interesse de discutir qual console era melhor, e agora está numa missão de vingança para resolver isso com as próprias mãos.

Posts Recentes

[Oscar 2026] F1: O Filme é o único lugar onde F1 é algo legal

Em F1: O Filme, Joseph Kosinski nos leva para um mundo de fantasia onde a…

3 horas atrás

Ubisoft planeja demitir mais 200 pessoas só em Paris

Empresa anunciou nesta segunda (26) a proposta de um plano de demissão voluntária para a…

4 horas atrás

Diretor confirma: Resident Evil Requiem não será mundo aberto

Em entrevista, Koshi Nakanishi fez questão de acabar com os rumores de que Resident Evil…

4 horas atrás

40 anos de Dragon Ball: novo jogo e anime a caminho

Evento de comemoração de quatro décadas da saga anuncia remake de Dragon Ball Super e…

9 horas atrás

O Agente Secreto, indicado ao Oscar 2026, volta às telas do CineSesc

O Diário de Pilar na Amazônia entra em cartaz nas sessões especiais de férias e…

9 horas atrás

Dólar inicia o dia em queda

Câmbio

11 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!