Ciência

Exposição conecta público da SBPC com 40 anos de avanços científicos impulsionados pelo MCTI

Drops recebeu informações oficiais do governo Lula.

Exposição celebra os 40 anos do MCTI. Foto: Heudes Regis

Mostrar que a ciência está em todo lugar e que as políticas públicas do setor estão transformando o presente e construindo o futuro. Essa é a premissa da exposição imersiva “40 Anos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)!”, que acontece dentro da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal Rural de Pernambuco, no Recife.

A mostra, que ocupa uma área de 150 metros quadrados dentro da ExpoT&C, utiliza recursos lúdicos e interativos para apresentar, de forma contextualizada, a atuação do MCTI. Criada no momento da redemocratização brasileira, a pasta completou quatro décadas neste ano.

A exposição inclui uma linha do tempo, para contar um pouco dessa história, que – apesar de ter momentos de instabilidade institucional e restrições orçamentárias -, é marcada por muitos avanços no desenvolvimento científico e tecnológico do país, com impactos no progresso econômico e social brasileiros.

De maneira criativa e com ferramentas que ajudam a cativar o público, a mostra também expõe a atuação descentralizada e diversa do Ministério, a partir do trabalho de suas 29 unidades de pesquisa, organizações sociais e agências, que estão espalhadas por todo o país.

Já na sessão “Quem faz ciência”, são exibidas algumas das principais personalidades da ciência brasileira, como o aeronauta Santos Dumont, o educador Paulo Freire, o físico Ennio Candotti, a biomédica Helena Nader e a filósofa Marilena Chauí.

“Essa é uma área muito especial, porque a ciência é constituída de muitas mãos, por gestores de política científica, pesquisadores e pesquisadoras, divulgadores e divulgadoras, por crianças e jovens cientistas e por qualquer pessoa, qualquer cidadão e cidadã que percebe que vive a ciência no seu cotidiano”, disse Elisângela Lizardo, chefe da assessoria de Participação Social e Diversidade do MCTI e uma das responsáveis pela mostra.

Os visitantes do espaço também têm contato com as principais ações e entregas da atual gestão do Ministério, como o monitoramento de desastres naturais, o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, o Reator Multipropósito Brasileiro, o Sirius e o Órion.

As iniciativas da pasta estão conectadas às seis missões da Nova Indústria Brasil, que dão conta dos mais importantes desafios nacionais. Na mostra, o público pode ainda brincar com palavras, destacando quais as prioridades da ciência na sua avaliação.

Para Luiza Venceslau, aluna do curso de veterinária da UFRPE, a exposição descortinou a amplitude da atuação do MCTI. “Há várias instituições e iniciativas que eu não sabia que eram vinculadas ao Ministério – o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por exemplo – e que impactam diretamente a nossa vida, como o combate ao desmatamento e a defesa da soberania nacional. É muito importante que o ministério foque nisso, incentivando a ciência, que é nosso maior patrimônio”, afirmou.

Parte das celebrações pelos 40 anos do MCTI, a mostra segue aberta até sábado (19), quando se encerra a 77ª Reunião Anual da SBPC, mas deverá circular depois por todas as regiões do país.

A iniciativa é uma realização do MCTI, com apoio da Finep. A concepção e o conteúdo são da Contra Regras Produção e Comunicação; a expografia e a identidade visual, da Bijari; e a produção e a montagem, da Soluction Eventos.

Drops

Drops é um site de notícias, games, entretenimento, cultura, ciência, tecnologia e inovação. Criado por Pedro Zambarda em 2015 como o site Drops de Jogos. Dedica-se a notícias curtas (os drops), reportagens exclusivas, em profundidade, pesquisas com o público e análises. É parceiro do Portal Uai, do jornal O Estado de Minas, dos Diários Associados.

Posts Recentes

Dólar cai e fecha a R$ 5,36

Moedas

22 horas atrás

Para pesquisadores, ideia de que máscaras aumentaram mortes na pandemia não tem fundamento

Comentário crítico aponta falhas em estudo. Para os autores, houve interpretação enganosa dos dados e…

23 horas atrás

Samsung Galaxy S25 Edge: desempenho, design e inovação

Com corpo ultrafino, câmera principal de 200 MP e processador de última geração, smartphone eleva…

1 dia atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!