Ciência

NASA e IBM criam IA de código aberto para melhorar análises climáticas

Cientistas, desenvolvedores e empresas agora podem contar com um novo modelo de inteligência artificial para melhor entender e analisar dados climáticos e meteorológicos. Desenvolvida pela IBM junto à NASA, a IA está disponível em código aberto na página IBM Granite na Hugging Face.

O modelo funcional oferece insights que vão além das previsões climáticas, servindo para uma variedade de casos de uso de clima e tempo e oferecendo uma maneira flexível e escalável de abordar diversos desafios climáticos de curto prazo, além de realizar projeções de longo prazo. Em tempos de crise climática e proximidade do chamado ponto de inflexão (aquele a partir do qual não há mais retorno), inovações tecnológicas como esta são fundamentais na luta contra o destino trágico que nosso planeta acabará tendo, caso esta crise climática continue progredindo.

créditos: NASA

Usando dados de observação da Terra do projeto Modern-Era Retrospective analysis for Research and Applications, version 2 (MERRA-2), da NASA, o modelo foi treinado por 40 anos e contou com contribuições do Oak Ridge National Laboratory. Sua arquitetura única permite que o modelo seja ajustado para escalas globais, regionais e locais — e tal flexibilidade o torna adequado para uma imensidão de estudos dos mais diversos tipos e com os mais diversos objetivos.

“Conduzir as ciências da Terra da NASA para o benefício da humanidade significa oferecer ciência prática de maneiras que são úteis para pessoas, organizações e comunidades. As mudanças rápidas que estamos testemunhando em nosso planeta demandam essa estratégia para enfrentar a urgência do momento,” disse Karen St. Germain, diretora da Divisão de Ciência da Terra na Diretoria de Missão Científica da NASA. “O modelo de fundação da NASA nos ajudará a produzir uma ferramenta que as pessoas possam usar: projeções climáticas, sazonais e meteorológicas para ajudar a fundamentar decisões sobre como preparar, responder e mitigar”.

E Juan Bernabe-Moreno, diretor de Pesquisa da IBM na Europa (Reino Unido e Irlanda) e Líder de Descoberta Acelerada da IBM para Clima e Sustentabilidade, complementa a explicação sobre as aplicações do novo modelo da IA. “O modelo pode ser executado tanto para a Terra inteira como para um contexto local. Com tanta flexibilidade no lado da tecnologia, este modelo é bem adequado para nos ajudar a entender fenômenos meteorológicos como furacões ou rios atmosféricos, raciocinar sobre riscos climáticos potenciais futuros aumentando a resolução dos modelos climáticos e, finalmente, informar nossa compreensão de eventos climáticos severos iminentes”.

Fontes: NASA EarthdataIBM Research

Créditos : NASA/GMAO

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Patricia Gnipper

Coordenadora editorial do Drops de Jogos.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!