Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.
No dia 29 de outubro de 2024, o jornal O Globo, o maior em circulação no país (ultrapassou a toda-poderosa Folha de S.Paulo na pandemia), publicou uma fake news, uma mentira, de um tabloide sensacionalista chamado El Tiempo com o seguinte título: “Nasa endossa teoria de Stephen Hawking que associa ‘fim do mundo’ a mudanças climáticas”.
El Tiempo é um periódico que existe desde 1911 na Colômbia. É o jornal de maior circulação local, mas desde 2010 está enfrentando uma degradação completa do seu conteúdo em busca de mais acessos.
A mentira foi desmascarada por nossa coordenadora editorial Patricia Gnipper em uma extensa reportagem sobre o assunto. Resumidamente: A NASA não endossou teoria nenhuma de Stephen Hawking sobre mudanças climáticas ou mesmo “fim do mundo”. É uma cascata completa que não mereceu nem mesmo uma correção de O Globo.
Patricia explica claramente o que aconteceu em sua apuração. Destaco os trechos:
(…)
Bem, foi o que eu fiz assim que bati o olho em “Nasa confirma teoria do ‘fim do mundo’ de Stephen Hawking; entenda”, notícia publicada no Globo ontem. Vale frisar que aquele título acabou sendo alterado para “Nasa endossa teoria de Stephen Hawking que associa ‘fim do mundo’ a mudanças climáticas; entenda”, conforme mostramos na imagem abaixo. Mas isso é irrelevante, o fato é que eu senti que “algo de errado não estava certo” e investigaria mesmo assim. Infelizmente, eu tinha razão.
O mais revoltante nessa história é que foi relativamente rápida a apuração de informações suficientes para que eu definisse essa notícia como sendo “mais um click bait sensacionalista usando o nome da NASA”. E qualquer jornalista com o mínimo senso de responsabilidade seria capaz de fazer o mesmo, bastando ter habilidades medianas de pesquisa — ou até mesmo medíocres se pensar num profissional suficientemente gabaritado para trabalhar no Grupo Globo, penso eu.
No texto, em momento algum é citado quando, ou em que comunicado, de quem para quem, ou a partir de qual gancho, “a NASA” teria feito aquela confirmação. Partindo do princípio de que essa declaração poderia ter sido um furo jornalístico, uma exclusiva, ou qualquer coisa do tipo, que veículo em sã consciência não informaria isso no conteúdo? Inclusive no próprio título, que muito provavelmente seria algo como “EXCLUSIVO: Nasa confirma pipipi-popopó”. A matéria teria destaque na página inicial do site, em subpáginas de categorias afins, nas redes sociais, etc. Logo, essa linha de raciocínio seria uma furada. Next!
(…)
É bastante coerente pensar que, se a NASA admitisse concordar com uma teoria sobre o fim do mundo — e ainda por cima tendo o gênio Stephen Hawking como autor —, a própria agência espacial seria a primeira interessada em ser a fonte desta informação bombástica. E com certeza esse comunicado estaria listado no feed de notícias do site da NASA. Bem, eu vasculhei a listagem e não encontrei nada que fizesse sentido, à primeira vista.
Então, pesquisei pelo nome do cientista falecido em 2018. Entre as quatro páginas de resultados, novamente, não havia conteúdo algum com Hawking teorizando sobre o fim do mundo, tampouco com a NASA concordando com isso.
A última cartada seria procurar pelo outro nome citado na notícia do Globo: Pete Worden, ex-diretor do Centro de Pesquisa Ames na NASA e diretor executivo do Breakthrough Starshot — projeto integrante das Breakthrough Initiatives, que têm entre seus fundadores justamente ele, Stephen Hawking. Bom, guarde essa informação por enquanto e vamos continuar na pesquisa ativa no site da NASA.
Agora sim, ao procurar pelo nome de Pete Worden, começa a fazer sentido a “confusão” da reportagem. “Confusão” se dermos o benefício da dúvida de que teria sido mesmo uma trapalhada homérica, e não uma mentirada na maior cara-de-pau. É que o quarto e o quinto item da lista chamam a atenção, já que o texto do Globo justamente menciona nesse “bololô” a busca por outros planetas habitáveis pelo universo.
Pelo fato de esta página estar dentro do site da NASA, a reportagem foi no mínimo extremamente infeliz ao pegar o resumo de uma palestra ministrada por um ex-funcionário, e transformar isso em uma confirmação da agência espacial a tais ideias sobre a extinção da humanidade. Ideias essas condizentes com o que Stephen Hawking realmente pensava e chegou a falar sobre com a imprensa em 2017, estando bastante alinhado com os argumentos e previsões de seu colega Worden.
(…)
Em nome de uma honestidade intelectual, é fundamental dizer: A fake news não é de O Globo e sim de um tabloide sensacionalista chamado El Tiempo. No entanto, ao republicar veículos parceiros, o jornal de maior circulação no Brasil precisa ter um cuidado editorial, ainda mais pelo alcance que o Grupo Globo tem no Brasil e no mundo.
EXAME, iG Último Segundo e Aventuras na História embarcaram na cascata – que está dando bastante audiência em termos de otimização de busca, o famoso SEO. Um dos poucos veículos que publicou o desmentido foi o Tecmundo, citando este Drops de Jogos.
Embora não seja o autor primário do material, O Globo acabou mentindo para seus leitores.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Um clássico que está na memória de muita gente
Foram notificados casos de mpox em pelo menos 80 países em 2024