O YouTuber, paleontólogo e divulgador científico Pirulla, de 43 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na noite em 25 de maio e está internado na UTI desde então. Seu estado, segundo um comunicado oficial do podcast Os Três Elementos, do qual ele é membro, é estável, mas grave e não há previsão de alta. Criador de um dos canais de ciência mais antigos do YouTube no Brasil, Paulo Miranda Nascimento é referência no combate à desinformação e à pseudociência.
Comanda o Canal do Pirulla no YouTube desde 2009, onde aborda temas como ciência, religião, evolução e paleontologia para seus mais de um milhão de inscritos. No Instagram, são mais de 200 mil seguidores.
Formado em biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, ele é mestre e doutor em zoologia pela Universidade de São Paulo (USP). Em sua pesquisa acadêmica do doutorado, estudou crocodiliformes fósseis da família Baurusuchidae.

Pirulla, youtuber e biólogo — Foto: Reprodução/Instagram
Apesar da formação acadêmica sólida, foi na internet que Pirulla ganhou notoriedade, com vídeos que frequentemente ultrapassam 30 minutos de duração. Além do canal próprio, o youtuber integra o podcast Os Três Elementos, ao lado dos divulgadores Carlos Ruas, Emílio Garcia e Mila Massuda, em que discutem ciência, cultura e educação.
Ficou conhecido por seu combate ao guru bolsonarista e negacionista Olavo de Carvalho.
Ele também é coautor do livro “Darwin sem frescura” (HarperCollins), escrito com o jornalista científico Reinaldo José Lopes. A obra busca explicar as ideias de Darwin de forma acessível e atual.
Após a internação, amigos e apoiadores organizaram uma campanha no site www.pirulla.com.br para ajudar a custear o tratamento e a manutenção das atividades de Pirulla enquanto ele se recupera.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.