A última chance de observar uma chuva de meteoros em 2024 acontece nesta noite, durante a madrugada desta sexta (13) para sábado (14). É a Geminídeas, que já vem liberando meteoros por aqui há algumas noites e a partir do domingo já se despede desta “visita”, voltando no mesmo período do ano que vem.
Esta chuva pode render até 150 meteoros por hora nas noites de pico. “Pode”, porque tudo depende de a noite ter condições ideais para esta observação. Além de um céu limpo, sem nuvens atrapalhando tudo, e de estar na hora certa, no local certo, também é preciso que a Lua colabore. E é justamente a Lua que vai atrapalhar a visualização da chuva de meteoros Geminídeas nesta noite, no melhor estilo “a Lua me traiu”.
É que quanto mais escuro estiver o céu — ou seja, quanto menor estiver a luminosidade lunar —, maior será o brilho dos meteoros entrando na atmosfera. Já quando a Lua está em fases mais brilhantes, essa luminosidade ofusca o brilho dos meteoros. E, nesta noite, a Lua está quase que completamente cheia, com 98% de sua superfície refletindo a luz do Sol em nossa direção.
De qualquer maneira, as Geminídeas são famosas por seus bólidos, nome dado a meteoros extremamente brilhantes, muito mais do que aquelas “estrelas cadentes” mais comuns. Então, se você estiver no lugar certo, na hora certa, sob um céu noturno sem nuvens, mesmo com a Lua tentando atrapalhar o momento pode ser que dê sorte de ver um meteoro Geminídeas se este for um bólido.
O nome Geminídeas vem da constelação de Gêmeos, que é o radiante desta chuva de meteoros. Radiante é o ponto de onde os meteoros parecem surgir, dando um “norte” quanto à direção para onde olhar. Contudo, não é preciso olhar fixamente para o radiante, pois meteoros acabam surgindo de seus arredores, também.
Logo após a meia-noite, os meteoros Geminídeos que porventura queimarem na atmosfera já podem ser vistos acima do horizonte — caso você esteja em um local alto o bastante para ver o céu todinho assim, acima da linha do horizonte, como na imagem abaixo:
Contudo, observe que a Lua cheia está bastante próxima do radiante — sinal de que sua luminosidade vai ser um impeditivo e tanto. A Lua segue “na cola” do radiante das Geminídeas a madrugada toda, até ela se pôr precisamente às 4h da manhã.
É neste instante que a sorte talvez esteja a seu favor. Uma janela de poucos minutos em que o céu ainda estará escuro, com a Lua já longe de vista, se abre às 4h e acaba rapidinho, antes das 4h30, quando o amanhecer começa a dar as caras e o céu fica mais claro em um piscar de olhos — por assim dizer.
Bom, caso você esteja mesmo comprometido a ver um meteoro riscando o céu à sua frente no finalzinho da madrugada, fica aqui nosso desejo de boa sorte. E um pedido: se conseguir registrar seu feito em fotos ou vídeos, poste nas redes sociais e marque o Drops de Jogos, que a gente vai adorar!
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Opinião bem embasada
Sobre dignidade menstrual