(Imagem: Himmelmez/Wikimedia Commons)
Na semana passada, uma publicação da Nature anunciou que estamos muito perto de uma vacina que pode ajudar a neutralizar o vírus HIV e acabar com a epidemia de AIDs que assola o mundo há décadas. Mas uma curiosidade que pouca gente sabe é que o vocalista da banda The Offspring teve uma grande contribuição para esse feito.
Pretty fly for a white guy, né?
Algo que não é de conhecimento geral é que, além de ser o vocalista de uma das bandas punk mais importantes dos anos 1990/2000, Dexter Holland também é cientista. E este gosto pela ciência não é recente: em 1995 – basicamente no auge da banda – o vocal do Offspring já tinha falado em entrevista para a Bravo que, quando completasse 40 anos, ele preferiria ser um professor universitário do que um rockstar.
Antes da banda atingir o sucesso mundo, Bryan Holland – o nome real do músico – colecionou diplomas pela Universidade do Sul da Califórnia. Antes de ser obrigado a largar os estudos em 1994 para se dedicar às turnês, ele se formou em Ciências Biológicas e finalizou um mestrado em biologia molecular. Ele retomou os estudos apenas na década de 2010, quando The Offspring já não fazia mais tanto sucesso.
Foi nesta época que ele entrou como um estudante de mestrado do Laboratório de Oncologia Viral e Pesquisa Proteômica da Keck School of Medicine. E, em 2017, ele publicou a tese que lhe rendeu o doutorado: Discovery of Mature MicroRNA Sequences within the Protein-Coding Regions of Global HIV-1 Genomes: Predictions of Novel Mechanisms for Viral Infection and Pathogenicity (“Descoberta de sequências maduras de MicroRNA dentro de regiões de Codificação-Protéica do HIV-1 Global: Predições de Novos Mecanismos para Infecção Viral e Patogenicidade” em tradução livre).
De forma bem resumida, este artigo descreve o uso de técnicas de computação biológica molecular para identificar sequências de micro-RNA no vírus HIV, e de como seriam essas sequências as responsáveis pela sobrevivência do vírus, permitindo que ele evoluísse e se replicasse de forma a continuar evitando e dominando o sistema imunológico dos infectados.
E foi justamente essa tese que foi citada como uma das mais influentes no desenvolvimento do que pode ser a primeira vacina capaz de deter o HIV, pois foram as descobertas do estudo de Holland que permitiram a criação de algo que atua diretamente nessas sequências de micro-RNA, impedindo o vírus de evoluir e se proliferar.
Mas algo ainda mais curioso é que o mesmo estudo também foi importante para a contenção da epidemia de COVID-19. Como o próprio artigo da Nature afirma, a primeira vacina baseada em mRNA (ou micro-RNA) foi justamente aquela desenvolvida em 2020 para a COVID.
Assim, Dexter Holland não apenas é um herói do punk rock, mas um herói da vida real que pode ter sido decisivo nas tentativas de contenção de duas das piores epidemias dos últimos 100 anos.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Elencamos todas as informações
Jogão esse Resident Evil
Desvende o mandamento celestial e entrelace os fios da esperança nesta experiência inédita de RPG
เริ่มต้นเล่น บาคาร่า999 ได้อย่างมั่นใจกับ 10 สุดยอด เว็บบาคาร่าออนไลน์ ที่คนไทยพูดถึงมากที่สุดและได้รับมาตรฐานระดับสากล ในปี 2026 บาคาร่า คือ เกมไพ่ที่ได้รับความนิยมอย่างต่อเนื่อง เพราะเป็นเกมที่เล่นง่ายจบไว การเลือก บาคาร่า…