Controle do PS2 tem tecnologia parecida com DualSense do PlayStation 5

Tecnologia similar

Controle do PlayStation 2. Foto: Wikimedia Commons

Assim que o PS5 começou a ter suas características divulgadas, muitos ficaram interessados na tecnologia do controle DualSense.

O aparelho tem como destaque os gatilhos adaptativos e as diferenças de pressão. O que alguns talvez não saibam é que esse recurso já estava presente no DualShock 2, o controle que acompanhava PlayStation 2. No vídeo divulgado em seu canal no YouTube, John Glasscock mostrou que o segundo DualShock já tinha capacidade de perceber a força utilizada pelo jogador nos “botões de face” (aqueles que ficam virado ao usuário) para transmitir movimentos mais leves ou mais fortes para dentro do jogo. Entre os exemplos citados pelo YouTuber está o caso de games de corrida (nos quais a aceleração do carro aumenta mais rápido de acordo com a força exercida sobre o botão que realiza essa função) ou mesmo em Grand Theft Auto: San Andreas, em que o botão X faz o personagem pedalar mais devagar ou mais rápido usando a mesma lógica.

Até mesmo títulos como os da série Metal Gear Solid podem apresentar variações no pressionar de botões. Dependendo da força de como o botão quadrado é apertado, Snake pode mirar ou atirar de forma mais rápida sem apontar previamente para um ponto específico. Um detalhe mencionado por ele é que não são todos os jogos que incluem essa característica em seu pacote. Para confirmar os títulos que possuem essa opção, basta olhar na parte de trás da caixa para e procurar pela informação Pressure Sensitive – se ela estiver ali, de alguma forma o recurso similar ao DualSense do controle do PlayStation 2 vai ser ativado, mensurando a força com que os botões são pressionados.

Essa funcionalidade, geralmente, tem botões de face são binários: ou seja, ou estão ativos, ou não estão. Sem dúvidas, uma curiosidade muito bacana (apesar de muito limitada a poucos games) da era PlayStation 2.

Vimos no Voxel.

LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros

Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer

Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.