Ubisoft lança ferramenta de acessibilidade Open Source para desenvolvedores criarem experiências inclusivas para jogadores com daltonismo - Drops de Jogos

Ubisoft lança ferramenta de acessibilidade Open Source para desenvolvedores criarem experiências inclusivas para jogadores com daltonismo

Solução gratuita ajuda equipes a adotar design inclusivo desde o início

Drops de Jogos recebeu informações oficiais da Ubisoft.

A Ubisoft acaba de anunciar, durante a Game Accessibility Conference, o lançamento do Chroma, um simulador de daltonismo em tempo real. Desenvolvido para aproximar a visão criativa de acessibilidade, o Chroma permite que desenvolvedores e criadores experimentem seus conteúdos sob a perspectiva de pessoas com daltonismo, promovendo um futuro mais inclusivo nos videogames e em outras formas de mídia. O melhor: a ferramenta agora está disponível gratuitamente em código aberto, facilitando a integração aos fluxos de trabalho e incentivando criações acessíveis desde o início.

A equipe de Controle de Qualidade da Ubisoft na Índia liderou o projeto do Chroma com foco em resolver desafios enfrentados por jogadores daltônicos e melhorar suas experiências. A solução nasceu de insights vindos das próprias equipes de desenvolvimento da Ubisoft, que identificaram pontos críticos e colaboraram na melhoria. Desde a identificação do problema até a entrega da solução, o objetivo foi criar uma ferramenta que ajudasse os tempos a testar e desenvolver conteúdos mais inclusivos. Com contribuições de David Tisserand (Diretor de Acessibilidade) e Ian Hamilton (Consultor de Acessibilidade), foi desenvolvido um simulador de alta precisão que aplica filtros de daltonismo em tempo real, sem comprometer o desempenho. O Chroma utiliza o algoritmo Color Oracle, garantindo simulações confiáveis e condizentes com as deficiências visuais reais.

Ritu Chowdhary, diretora de controle de qualidade da Ubisoft, afirma : “Na Ubisoft, tornar o Chroma uma ferramenta de código aberto é um compromisso com o futuro — onde a acessibilidade não é apenas uma funcionalidade, mas uma mentalidade. O design inclusivo eleva a experiência de todos os jogadores. Tenho um imenso orgulho da equipe de Controle de Qualidade na Índia, que liderou esse projeto com propósito, confiança e paixão.”

Com o Chroma, os criadores agora podem identificar e corrigir decisões de design que não atendem às diretrizes de acessibilidade externas ao daltonismo. A ferramenta permite avaliar a acessibilidade dos jogos de maneira mais rápida e abrangente do que nunca. Desde o desenvolvimento de jogos e design de interfaces até arte digital, desenvolvimento de software e cinema, o Chroma oferece aos profissionais uma oportunidade inédita de criar com precisão e ainda mais empatia.

Jawad Shakil, Gerente de Projetos da área de Controle de Qualidade da Ubisoft , diz : “O Chroma foi criado com um propósito claro — tornar a acessibilidade para daltonismo uma parte natural do processo criativo e de testes. A equipe superou desafios significativos durante o desenvolvimento, como questões de desempenho em tempo real e a escolha do algoritmo ideal para alimentar a ferramenta. Por meio da colaboração com especialistas em acessibilidade e ajustes baseados em feedbacks, foi possível criar uma solução sem lags ou imprecisões, tornando os testes de acessibilidade mais ágeis e eficientes. O Chroma é uma prova de inovação e dedicação da equipe, e já está evoluindo a forma como se pensa acessibilidade no design de jogos é um orgulho passo rumo ao compartilhamento desse avanço com toda a comunidade.”

A partir de hoje, o Chroma está disponível como ferramenta de código aberto, e a Ubisoft convida desenvolvedores, profissionais de garantia de qualidade e controle de qualidade (QA/QC), artistas e defensores da acessibilidade de todo o mundo para utilizarem, aprimorarem e expandirem essa inovação.

Sobre a Ubisoft

A Ubisoft é uma desenvolvedora de universos dedicada a enriquecer a vida de jogadores com experiências de entretenimento originais e memoráveis. Os tempos da Ubisoft distribuídos por estúdios e escritórios comerciais em todo o mundo trabalham para criar e desenvolver um portfólio imersivo e diversificado de jogos, com marcas como Assassin’s Creed®, Brawlhalla®, For Honor®, Far Cry®, Tom Clancy’s Ghost Recon®, Just Dance®, Rabbids, Tom Clancy’s Rainbow Six®, The Crew® e Tom Clancy’s The Division. Por meio do Ubisoft Connect, os jogadores podem desfrutar de um ecossistema de serviços para aprimorar sua experiência de jogo, obter recompensas e se conectar com amigos em várias plataformas. Com o serviço de assinatura Ubisoft +, os usuários têm acesso a um catálogo crescente com mais de cem jogos e DLCs da Ubisoft. No ano fiscal de 2023-24, a Ubisoft registrou vendas globais de € 2,32 bilhões. Para saber mais, visite o site oficial .

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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