Vídeos no YouTube apresentam vários cursos gratuitos para aprender engines de games

Tutoriais para arte de games também estão disponíveis.

  • por em 2 de agosto de 2018
Imagem: Arte Programmer Day no Devianart de Porforever

A plataforma de vídeo YouTube é um a ferramenta com inúmeros canais de vídeos voltados a vários assuntos, incluindo muitos canais de desenvolvedores e profissionais que ensinam como utilizar as engines para a criação de jogos digitais.

O Drops de Jogos compilou alguns destes canais para programas diversos, entre proprietários e gratuitos, através dos quais é possível aprender a dar os primeiros passos para produzir seu primeiro game.

Games com Software Livre
O canal Equilibre Cursos apresenta vídeos com informações sobre o programa de tatamento de Imagens Gimp e tutoriais com a ferramenta Unity.
EQUILIBRE CURSOS

Blender (BGE 2.79)
O Blender é daqueles softwares livres que impressionam pela qualidade. Os tutoriais desse canal ensinam os macetes para a versão 2.79, embora a nova, 2.8, cheia de atualizações, incluindo VR, esteja para sair. Vale ressaltar que não haverá compatibilidade entre os projetos feitos nas versões antigas do Blender e o Interactive Mode do 2.8. Deixam de existir, por exemplo, os Logic Bricks e deve entrar a programação visual em um novo formato, denominado provisoriamente de Logic Nodes. No entanto, vale conhecer o sistema e, para modelagens e alguns princípios, nada muda com as diferentes versões.
SMAXCAP
GAMES INDIE
CHICKEN MODE

Games com PyGame
O Python está entre as ferramentas de programação mais fáceis de aprender e iniciar. O Pygame é uma biblioteca de elementos para a criação de jogos para ser utilizada em conjunto com o sistema de programação, que pode facilitar ainda mais os processos e entendimento.
HUGO VASCONCELOS
JOGANDO COM NILS

Games com Unity
Entre os motores para a produção de games, a Unity é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas, especialmente por sdesenvolvedores brasileiros, em virtude do modelo de negócios, que disponibiliza o recurso gratuitamente para alguns formatos de distribuição dos games. O sistema também é bastante intuitivo e completo.
GAMES INDIE
GUTO +
WE MAKE GAME

Unreal 4
A engine Unreal foi, por muito tempo, o ideal inatingível para a grande maioria dos desenvolvedores no país, em virtude do altíssimo custo para aquisição do software. Com a disponibilização do recurso em modelo de gratuidade, em grande parte motivada pela disseminação da Unity, o motor também pode ser baixado. A qualidade das produções com o recurso é sempre invejável.
BRUNNO RICARDO
SMAXCAP

Artes para Games em 2D
O YouTuber Gustavo Marc mantém um canal que ensina a criar artes para games 2D e, em alguns vídeos, também os jogos. Vale conhecer.
GUSTAVO MARC

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Design