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Epic Games vai lançar em outubro o Fab, espaço aberto para criadores digitais

Durante a Game Developers Conference de 2023, a Epic anunciou o Fab, um mercado unificado no qual os criadores poderão encontrar, publicar e compartilhar assets digitais para uso na criação de experiências. A ferramenta reunirá os mercados da Epic, como Unreal Engine Marketplace, Sketchfab Store, Quixel e ArtStation Marketplace.

A iniciativa será oficialmente lançada no meio de outubro. O lançamento do mercado será feito em etapas, iniciando em 17 de setembro, com a abertura do Fab Publishing Portal para os criadores do Unreal Engine Marketplace.

No início de outubro, além de permitir que novos criadores digitais se inscrevam e comecem a enviar suas criações, a Epic lançará uma ferramenta de migração para a comunidade Sketchfab mover facilmente seus conteúdos licenciados para o Fab. Então, no meio de outubro, o publicador do Fab será oficialmente lançado.

O ArtStation Marketplace continuará operando normalmente com o objetivo de permitir que os criadores transfiram seus produtos para Fab em 2025.

Fab oferecerá uma participação na receita de 88% para os criadores, permitindo-lhes construir negócios reais e sustentáveis na plataforma. No entanto, do lançamento até o final de 2024, os criadores do Fab ganharão 100% de participação na receita em vendas de produtos licenciados pelo Fab Standard, como parte de uma promoção de lançamento.

Além disso, haverá uma parceria temporária com a Adobe, na qual os usuários que publicarem um produto licenciado pelo Fab ou fizerem uma compra mínima de US$ 25 serão elegíveis para receber uma assinatura gratuita de 6 meses do Adobe Substance Painter and Modeler.

Esse novo espaço atenderá a todos os criadores digitais de diferentes indústrias, incluindo games, VFX, animação, simulação, design, arquitetura, moda etc.

As criações podem variar entre modelos 3D, materiais de som, humanos digitais e muito mais. Um verdadeiro mercado amplo para que os artistas exponham seus projetos.

Aqui está o que você encontrará no Fab no lançamento:

  • Suporte multimotor e multiplataforma, oferecendo conteúdo compatível com vários motores gráficos de jogos, incluindo Unreal Engine e Unity e dezenas de ferramentas de criação de conteúdo, como Blender, Maya, Cinema 4D e Adobe Substance 3D.
  • Grande variedade de tipos de ativos com modelos 3D, ativos 2D para motores gráficos de jogos, ambientes, áudio, ferramentas e plug-ins em vários formatos.
  • Integrações Unreal Engine e UEFN para que os criadores possam acessar o conteúdo Fab sem sair do editor, facilitando a inserção de ativos diretamente em seus projetos.
  • Visualizador 3D de última geração em tempo real, permitindo que os criadores inspecionem ativos 3D e dando aos editores as ferramentas para apresentar facilmente seu trabalho em 3D em tempo real.
  • Ferramentas de pesquisa e descoberta para que os criadores possam encontrar os formatos de arquivo ou ativos que procuram rapidamente, pelo preço certo e sob a licença de sua preferência.
  • Vários tipos de licença com preços diferenciados para licenças padrão, permitindo que os vendedores disponibilizem produtos para compra com preços diferentes para uso pessoal ou profissional.
  • Transparência da IA, permitindo que os criadores controlem se seus produtos podem ser usados ​​para treinamento programas generativos de IA, exigindo que os vendedores declarem se seus produtos foram criados com a ajuda de programas generativos de IA e garantia de que a Epic não usará ou fará negócio com terceiros para usar o conteúdo dos criadores para treinar programas generativos de IA.

Epic afirma que continuará adicionando recursos avançados, novos conteúdos e integrações com plataformas próprias e de terceiros e ferramentas de criação de conteúdo.

À medida que o Fab continua a se desenvolver, a empresa planeja introduzir novos formatos de arquivo incluindo ativos de Minecraft e Roblox, acesso a MetaHumans, novas classificações e análises sistema, perguntas frequentes sobre produtos e novas análises para aprimorar a experiência do editor.

Com informações do IGN Brasil.

Epic Fab. Foto: Gamefromscratch.com/Reprodução

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Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

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