Uma nova tecnologia está sendo aplicada pela Startup Sesi nas indústrias sul-mato-grossenses do país para auxiliar no monitoramento da saúde de seus trabalhadores, com o uso de realidade virtual e dinâmicas gamificadas.
A equipe de Health Tech da Startup Sesi desenvolveu um projeto no qual o trabalhador realiza uma série de tarefas virtuais por meio de simulador e, durante a interação com a ferramenta, a empresa consegue identificar o nível da percepção de risco de acidentes do trabalhador.
O objetivo, afirmam, é contribuir para a redução no número de acidentes e afastamentos do trabalho, além de apontar as necessidades de treinamentos específicos para o colaborador, em especial aqueles que atuam em zonas de risco.
Segundo o gerente da Startup Sesi, Odilon Moura, a ideia de empregar jogos é permitir que os colaboradores experimentem situações em um ambiente virtual, auxiliando-o a melhor compreender sua saúde ocupacional e as escolhas que podem afetar seu bem-estar.
“Essa tecnologia pode ser aplicada em diversas áreas, incluindo psicologia, nutrição, educação física, ergonomia e medicina. Na indústria, esses simuladores podem ser especialmente úteis para ajudar os trabalhadores a lidar com situações desafiadoras e potencialmente perigosas”, observou.
Fonte: Fiems
Imagem: reprodução
A Meta, do Facebook, está apostando no Meta AI
Por uma injustiça na opinião dele
Um clássico que está na memória de muita gente
Foram notificados casos de mpox em pelo menos 80 países em 2024