Hideo Kojima tem ideia de fazer um "jogo de esquecimento" - Drops de Jogos

Hideo Kojima tem ideia de fazer um “jogo de esquecimento”

Ideia bem kojimística

Hideo Kojima. Foto: Reprodução/Instagram

Hideo Kojima. Foto: Reprodução/Instagram

O dev Hideo Kojima, de Metal Gear Solid e Death Stranding, compartilhou em seu podcast japonês KOJI10 uma de suas ideias mais ousadas e “Kojimísticas” até agora: um jogo do esquecimento, em que o protagonista começa a perder habilidades e memórias se o jogador ficar muito tempo longe do jogo.

Na 17ª edição do programa, Kojima explicou que sempre se interessou por mecânicas que se relacionam com o tempo real — ou seja, o que acontece fora do jogo, no mundo do jogador.

Kojima relembrou momentos clássicos de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, como a comida apodrecendo com o passar dos dias reais, ou o lendário chefe The End, que podia morrer de velhice se o jogador simplesmente esperasse uma semana para retornar ao jogo.

Hideo Kojima. Foto: Reprodução/Instagram

Hideo Kojima. Foto: Reprodução/Instagram

Mas a proposta do “forgetting game” eleva esse conceito a outro nível. Segundo Kojima, o jogo obrigaria o jogador a manter uma rotina constante: se você não jogar todos os dias, o personagem começaria a esquecer como usar armas, o próprio trabalho ou até como se movimentar.

A progressão da amnésia continuaria até que o personagem ficasse paralisado, incapaz de reagir ao mundo.“Você teria que tirar uma semana de folga do trabalho ou da escola pra conseguir jogar”, brinca Kojima — mas é difícil dizer se ele está realmente brincando.

No podcast, o diretor também mencionou outras ideias envolvendo o tempo real: um jogo onde o personagem envelhece conforme o jogador joga ao longo dos anos, impactando suas habilidades físicas e mentais; e um game em que você produz algo que requer maturação, como vinho ou queijo, funcionando quase como um jogo de fundo, que se desenvolve lentamente com o tempo.

Apesar de algumas dessas ideias terem sido descartadas em Death Stranding 2, Kojima diz que continua interessado em explorá-las em projetos futuros. Inclusive, ele revelou que cogitou implementar crescimento de cabelo e barba no protagonista Sam Bridges (Norman Reedus), mas optou por não deixar o astro “desleixado demais”.

Com informações do IGN Brasil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments