O indie game Bruxólico, recém-lançado para computadores ZX Spectrum pelo desenvolvedor Paulo A. M. Villalva, que assina seus trabalho como Amaweks, tem recebido boas críticas em solo brasileiro, mas parece ter ganho o interesse e respeito da comunidade gamer pelo mundo afora.
Vários veículos de comunicação, entre sites e periódicos, têm resenhado positivamente o jogo, seja pela temática inspirada em mitos e folclores, seja pela estética ou pela condução narrativa do projeto.
“A paleta do Spectrum é utilizada de forma brilhante (ciano e magenta inclusos) e a trilha sonora prazerosa é acompanhada de efeitos sonoros muito bacanas: com o som do mar no começo da parte 3 me impressionando muito, sem mencionar o muito bem feito movimento de rolagem de cenário em camadas (parallax scrolling)”, escreveu Paulo Davies, para a revista britânica Crash Micro Action Magazine, em artigo reproduzido pelo criador do game.
“Novo jogo de ZX Spectrum parece bom demais para ser verdade”, comentou o articulista Jack Yarwood, do site de games Time Extension.
O game também foi destaque na 10 edição do evento RetroSC, que reúne apaixonados por tecnologia retrô e colecionistas de computadores antigos e videogames. O encontro aconteceu no dia novembro de 2022, em Blumenau, Santa Catarina. Assista a um rápido bate-papo do produtor na reportagem em vídeo, no final desse artigo.
A história do game apresenta o herói Boi-Fantasma, uma criatura que saiu de um poço sem fundo condenado acompanhado de outros seres inacreditáveis, frutos das mazelas e maldições da humanidade.
O jogo pode ser baixado gratuitamente, oferecendo o primeiro capítulo completo para ser jogado. Na compra do game, o jogador também recebe um livro ilustrado digital, em formato PDF, criado para complementar a narrativa do jogo, áudios em MP3, com narrações e a história para ouvir com as telas ilustradas do jogo.
O criador do game mantém um blog sobre o projeto e outras realizações, que contém informações sobre outros veículos que cobriram o lançamento de Bruxólico.
O game pode ser adquirido na página de Itch.io do profissional.
Imagem: Diário a/r/tográfico