Developer

Inteligência Artificial gravou música inédita dos Beatles

Paul McCartney comunicou os fãs que uma nova canção dos Beatles foi gravada e será lançada muito em breve.

Dessa vez, no entanto, o resgate e tratamento da voz de John Lennon, falecido em 1980, será realizado por meio do uso de Inteligência Artificial.

O anúncio da novidade foi feito por McCartney, que considera essa a “última gravação [inédita] dos Beatles”, em entrevista concedida à BBC. Segundo o artista, a composição, creditada a Lennon, pode ser de 1978 e teria ganho o título de Now and Then.

Paul afirmou que recebeu uma fita demo do ex-parceiro pelas mãos de Yoko Ono, em 1994. A composição integra o material produzido por Lennon pouco antes de sua morte e o cassete recebeu a inscrição “Para Paul”, explicou o multi-instrumentista.

“A música tinha um refrão, mas era quase totalmente sem versos. Fizemos a faixa de fundo, um trabalho bruto que realmente não terminamos”, comentou, explicando as sessões de 1995 e 1996, que resultaram na produção de Free as a Bird e Real Love, lançadas nesse período.

“[A composição] não tinha um título muito bom, precisava de um pouco de reformulação, mas tinha um belo verso e tinha o John cantando”, rememorou, completando que, lamentavelmente, “George não gostou. Sendo os Beatles uma democracia, nós não fizemos a música”, completou.

A virada aconteceu a partir da realização do documentário Get Back, de Peter Jackson. O editor de diálogos Emile de la Rey treinou computadores para reconhecer as vozes dos Beatles e separá-las dos ruídos de fundo, e até mesmo de seus próprios instrumentos, para criar um áudio “limpo”.

O processo acabou ajudando Sir Paul a fazer um “dueto” com Lennon em sua recente turnê, e novas mixagens de som com efeito surround criadas para o álbum Revolver Special Edition, relançado em 2022.

“Tínhamos a voz de John e um piano e era possível separá-los com IA. Eles dizem à máquina: ‘Essa é a voz. Isso é uma guitarra. Tire a guitarra'”, explicou. “Então, quando decidimos fazer o que será o último álbum dos Beatles, era uma demo que John tinha [e] fomos capazes de pegar a voz de John e torná-la pura por meio dessa IA”, finalizou.

Por fim, conforme ressaltou o artista, a produção acaba de ser finalizada e será lançada ainda esse ano.

Ouça, abaixo, a entrevista original em áudio.

A entrevista original em áudio pode ser conferida diretamente no site da BBC.

Imagem: foto original dos Beatles com tratamento gráfico.

Kao Tokio

Ver Comentários

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!