Developer

Inteligência Artificial gravou música inédita dos Beatles

Paul McCartney comunicou os fãs que uma nova canção dos Beatles foi gravada e será lançada muito em breve.

Dessa vez, no entanto, o resgate e tratamento da voz de John Lennon, falecido em 1980, será realizado por meio do uso de Inteligência Artificial.

O anúncio da novidade foi feito por McCartney, que considera essa a “última gravação [inédita] dos Beatles”, em entrevista concedida à BBC. Segundo o artista, a composição, creditada a Lennon, pode ser de 1978 e teria ganho o título de Now and Then.

Paul afirmou que recebeu uma fita demo do ex-parceiro pelas mãos de Yoko Ono, em 1994. A composição integra o material produzido por Lennon pouco antes de sua morte e o cassete recebeu a inscrição “Para Paul”, explicou o multi-instrumentista.

“A música tinha um refrão, mas era quase totalmente sem versos. Fizemos a faixa de fundo, um trabalho bruto que realmente não terminamos”, comentou, explicando as sessões de 1995 e 1996, que resultaram na produção de Free as a Bird e Real Love, lançadas nesse período.

“[A composição] não tinha um título muito bom, precisava de um pouco de reformulação, mas tinha um belo verso e tinha o John cantando”, rememorou, completando que, lamentavelmente, “George não gostou. Sendo os Beatles uma democracia, nós não fizemos a música”, completou.

A virada aconteceu a partir da realização do documentário Get Back, de Peter Jackson. O editor de diálogos Emile de la Rey treinou computadores para reconhecer as vozes dos Beatles e separá-las dos ruídos de fundo, e até mesmo de seus próprios instrumentos, para criar um áudio “limpo”.

O processo acabou ajudando Sir Paul a fazer um “dueto” com Lennon em sua recente turnê, e novas mixagens de som com efeito surround criadas para o álbum Revolver Special Edition, relançado em 2022.

“Tínhamos a voz de John e um piano e era possível separá-los com IA. Eles dizem à máquina: ‘Essa é a voz. Isso é uma guitarra. Tire a guitarra'”, explicou. “Então, quando decidimos fazer o que será o último álbum dos Beatles, era uma demo que John tinha [e] fomos capazes de pegar a voz de John e torná-la pura por meio dessa IA”, finalizou.

Por fim, conforme ressaltou o artista, a produção acaba de ser finalizada e será lançada ainda esse ano.

Ouça, abaixo, a entrevista original em áudio.

A entrevista original em áudio pode ser conferida diretamente no site da BBC.

Imagem: foto original dos Beatles com tratamento gráfico.

Kao Tokio

Ver Comentários

Posts Recentes

Governo Lula processa TikTok por tratamento irregular de dados de crianças

Ações pedem desativação de recurso do feed e plano de conformidade

58 minutos atrás

ABRAGAMES anuncia Patrícia Sato como gerente executiva do Projeto Setorial Brazil Games

Executiva atua na indústria de games desde 2014 e há oito anos trabalha em conjunto…

1 hora atrás

Fatec São Caetano participa do ‘Games for Change’ América Latina 2024

Mudança climática é o tema central da edição 2024 do evento, realizado simultaneamente no Brasil,…

2 horas atrás

Seus desafetos podem ver seus posts no X mesmo bloqueados

Irresponsável é pouco, essa decisão é maldosa pois favorece assediadores e stalkers

2 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!