Falei coisas do tipo: Estude bastante, preste atenção no que acontece em sua volta, converse com outros devs, etc.
Mas hoje a pergunta meio que me pegou de surpresa.
Eu não estava esperando esse tipo de questionamento dessa pessoa em especial, até porque ela já tem alguma experiência na área. Não sei de onde veio a resposta, mas bateu forte e foi a seguinte:
Se você tiver a sorte de, ao fazer um jogo até o final da produção, ele for lançado e os deuses dos games sorrirem para você e der aquele baita sucesso de público e de vendas, aguarre-se a este jogo com unhas e dentes. Não venda, não troque, não empreste, não se desfaça dele.
Nunca.
Dificilmente você repetirá esse sucesso. Mantenha-o perto como sua marca registrada.
Olhando para esses 36 anos de produção, mesmo ampliando a análise para o mundo todo, é extremamente raro ver um produtor independente ou um pequeno estúdio reproduzir sucessos consecutivos.
Acontece, mas as chances são remotas.
Renato Degiovani é o primeiro game designer de jogos digitais, desde 1981. É colunista do site Drops de Jogos no espaço DEV.LOG, com textos regulares sobre sua experiência de décadas. Foi o desenvolvedor do jogo Amazônia, é conhecido na comunidade nacional do aparelho MSX, editou a revista Micro Sistemas e é responsável pelo espaço TILT Online.
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