Categories: Negócios

Agarre-se ao sucesso do seu game. Por Renato Degiovani, colunista do Drops de Jogos

Falei coisas do tipo: Estude bastante, preste atenção no que acontece em sua volta, converse com outros devs, etc.

Mas hoje a pergunta meio que me pegou de surpresa.

Eu não estava esperando esse tipo de questionamento dessa pessoa em especial, até porque ela já tem alguma experiência na área. Não sei de onde veio a resposta, mas bateu forte e foi a seguinte:

Se você tiver a sorte de, ao fazer um jogo até o final da produção, ele for lançado e os deuses dos games sorrirem para você e der aquele baita sucesso de público e de vendas, aguarre-se a este jogo com unhas e dentes. Não venda, não troque, não empreste, não se desfaça dele.

Nunca.

Dificilmente você repetirá esse sucesso. Mantenha-o perto como sua marca registrada.

Olhando para esses 36 anos de produção, mesmo ampliando a análise para o mundo todo, é extremamente raro ver um produtor independente ou um pequeno estúdio reproduzir sucessos consecutivos.

Acontece, mas as chances são remotas.

Renato Degiovani é o primeiro game designer de jogos digitais, desde 1981. É colunista do site Drops de Jogos no espaço DEV.LOG, com textos regulares sobre sua experiência de décadas. Foi o desenvolvedor do jogo Amazônia, é conhecido na comunidade nacional do aparelho MSX, editou a revista Micro Sistemas e é responsável pelo espaço TILT Online.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube 

Drops de Jogos

Posts Recentes

Após a eleição de Trump: os ricos das criptomoedas lucram R$ 220 bilhões com salto do bitcoin

É mais de meio milhão de reais, algo inédito em termos de valorização

3 horas atrás

MDS alerta sobre fake news de pagamento do Bolsa Família

Pagamento mensal de benefício segue calendário oficial

4 horas atrás

Parceria entre EBC e China Media Group fortalecerá trocas culturais

Acordos também devem beneficiar o comércio entre os países

4 horas atrás

Diferença entre sabão em pó e sabão líquido não é tão óbvia

Ao comprar um sabão para lavar roupas, a variedade de opções é desconcertante. Todos os…

4 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!