Negócios

Na PerifaCon, Ambev Tech dá dicas para construir um bom pitch

Drops de Jogos recebeu informações da marca que esteve na PerifaCon. Ambev Tech dá dicas para construir um bom pitch para apresentação pessoal e de negócio.

Direto da zona leste de São Paulo, a terceira edição da PerifaCon, convenção nerd das favelas, aconteceu no último domingo (30) e levou as novidades do mundo da cultura pop para a porta da periferia. A Ambev Tech, hub de tecnologia da Ambev, foi uma das patrocinadoras do evento e, além de apoiar a convenção, levou para os jovens um workshop gratuito com dicas de apresentação pessoal e de negócios.

As dicas foram apresentadas pelo Marcos Medeiros, Gerente de Comunidade da Ambev Tech. “A gente sabe que a escuta ativa é capaz de transformar a realidade das pessoas e levamos para a PerifaCon algumas dicas de como atrair a atenção dos ouvintes para os seus projetos. Trabalhamos muito com startups e sabemos que o pitch, como chama o mercado, é uma ótima tática para construir um discurso curto e direto, que desperta a atenção do ouvinte”, explica.

Para colocar os conhecimentos adquiridos em prática, 4 jovens se inscreveram para participar de um desafio de pitch. A atividade pedia para que eles apresentassem seus negócios explicando qual problema seria resolvido. Os finalistas receberam vouchers de descontos no Zé Delivery e, para ajudar a tirar seu negócio do papel, o vencedor do desafio foi premiado com uma mentoria gratuita com a banca avaliadora composta por Marcos Medeiros e Gabriel Dias, da área de Inovação e Startups, Marina Travassos, Gerente de Marketing, e Dagoberto Mendonça, Especialista na área Financeira da Ambev.

Para quem deseja melhorar o discurso, seja para uma entrevista de emprego ou até para impulsionar o seu negócio, o executivo sugere criar um roteiro com as principais informações que a pessoa deseja passar na mensagem. Para as empresas vale destacar o problema que a solução resolve, o tamanho do mercado, as alternativas existentes, detalhes sobre a solução sugerida, benefícios e diferenciais. Já quando a ideia é vender melhor seu peixe em uma entrevista, a sugestão é constar no roteiro os principais destaques da trajetória, principais habilidades técnicas, características comportamentais que se orgulha e objetivos futuros.

“Seja qual for a situação que você precise vender bem seu peixe, estar preparado e confiante vão te ajudar a se sair melhor. Quando montamos um roteiro e praticamos conseguimos identificar quais são as informações mais relevantes e que não podem passar despercebidas pelo nosso interlocutor”, afirma Marcos.

Marcos sugere ainda algumas dicas gerais para qualquer apresentação, são elas:

  1. Cuide da voz: não adianta fazer a melhor apresentação do mundo se você parecer um robô falando. Lembre-se de usar a variação de tom de voz e projetá-la para que todos possam te escutar com clareza.
  2. Evite o textão: nada de monólogos intermináveis, ok? Seja como o Twitter, ou melhor o X, da apresentação: direto, conciso e cativante. Em 280 caracteres ou menos, conquiste a todos!
  3. Explore imagens, mas evite vídeos: imagens incríveis vão te ajudar a ilustrar sua fala e deixar tudo mais fluido. Porém, evite transformar sua apresentação em uma maratona de carregamento com vídeos que podem travar na hora h.
  4. Valorize o design: slides com aquela cara de ‘WordArt’ dos anos 90? Nem pensar! Seja moderno, criativo e elegante no design da sua apresentação. Faça o PowerPoint ter orgulho de você, algumas plataformas como o Canva podem te ajudar a criar uma apresentação linda em poucos cliques.
  5. Saiba usar o palco: encare o palco como uma pista de dança e não como um campo minado. Seja livre, se movimente e mostre que você é o mestre da apresentação.
  6. Ensaie, ensaie e ensaie: pode parecer exagero, mas não custa ensaiar várias vezes, né? Pratique até que a apresentação flua naturalmente, como se você estivesse contando uma história para os amigos. Depois de tudo, vale rever o vídeo da apresentação para identificar pontos de melhoria, evoluir e se sentir preparado para as próximas vezes.
  7. Use seu estilo: não seja um clone de apresentadores famosos, seja você mesmo! Coloque seu toque pessoal, mostre seu estilo e transforme sua apresentação em uma obra de arte única.

DICA BÔNUS: Confie na sua execução! Você ensaiou, se preparou e está pronto para brilhar. Confie em si mesmo!

LEIA MAIS

1 – Pedro e Paulo Zambarda dão suas impressões sobre One Piece Odyssey e The Legend of Zelda: Tears of Kingdom

2 – Sangue, Suor e Pixels é o melhor livro sobre história de desenvolvimento de jogos. Por Pedro Zambarda

Na PerifaCon, Ambev Tech dá dicas para construir um bom pitch. Foto: Divulgação

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!