Drops de Jogos recebeu informações da marca que esteve na PerifaCon. Ambev Tech dá dicas para construir um bom pitch para apresentação pessoal e de negócio.
Direto da zona leste de São Paulo, a terceira edição da PerifaCon, convenção nerd das favelas, aconteceu no último domingo (30) e levou as novidades do mundo da cultura pop para a porta da periferia. A Ambev Tech, hub de tecnologia da Ambev, foi uma das patrocinadoras do evento e, além de apoiar a convenção, levou para os jovens um workshop gratuito com dicas de apresentação pessoal e de negócios.
As dicas foram apresentadas pelo Marcos Medeiros, Gerente de Comunidade da Ambev Tech. “A gente sabe que a escuta ativa é capaz de transformar a realidade das pessoas e levamos para a PerifaCon algumas dicas de como atrair a atenção dos ouvintes para os seus projetos. Trabalhamos muito com startups e sabemos que o pitch, como chama o mercado, é uma ótima tática para construir um discurso curto e direto, que desperta a atenção do ouvinte”, explica.
Para colocar os conhecimentos adquiridos em prática, 4 jovens se inscreveram para participar de um desafio de pitch. A atividade pedia para que eles apresentassem seus negócios explicando qual problema seria resolvido. Os finalistas receberam vouchers de descontos no Zé Delivery e, para ajudar a tirar seu negócio do papel, o vencedor do desafio foi premiado com uma mentoria gratuita com a banca avaliadora composta por Marcos Medeiros e Gabriel Dias, da área de Inovação e Startups, Marina Travassos, Gerente de Marketing, e Dagoberto Mendonça, Especialista na área Financeira da Ambev.
Para quem deseja melhorar o discurso, seja para uma entrevista de emprego ou até para impulsionar o seu negócio, o executivo sugere criar um roteiro com as principais informações que a pessoa deseja passar na mensagem. Para as empresas vale destacar o problema que a solução resolve, o tamanho do mercado, as alternativas existentes, detalhes sobre a solução sugerida, benefícios e diferenciais. Já quando a ideia é vender melhor seu peixe em uma entrevista, a sugestão é constar no roteiro os principais destaques da trajetória, principais habilidades técnicas, características comportamentais que se orgulha e objetivos futuros.
“Seja qual for a situação que você precise vender bem seu peixe, estar preparado e confiante vão te ajudar a se sair melhor. Quando montamos um roteiro e praticamos conseguimos identificar quais são as informações mais relevantes e que não podem passar despercebidas pelo nosso interlocutor”, afirma Marcos.
Marcos sugere ainda algumas dicas gerais para qualquer apresentação, são elas:
DICA BÔNUS: Confie na sua execução! Você ensaiou, se preparou e está pronto para brilhar. Confie em si mesmo!
The Creative Gene mostra o processo de Kojima entre Metal Gear e Death Stranding. Por Pedro Zambarda
Primeiras impressões sobre o indie Rusted Moss. Por Paulo Zambarda de Araújo
O Consultor não é uma obra contra o “politicamente correto”. Por Pedro Zambarda
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Mais detalhes, com informações do governador
Dá para jogar no navegador
Gostos musicais
Entenda melhor