Negócios

Com apoio do Sebrae, empreendedoras brasileiras são destaque em evento do BRICS na Rússia

Drops de Jogos recebeu informações oficiais. Com apoio do Sebrae, empreendedoras brasileiras são destaque em evento do BRICS na Rússia.

O empreendedorismo feminino brasileiro será reconhecido pelo BRICS – grupo formado por 10 países, entre eles o Brasil – no encontro anual da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS (WBA) que acontece, em Moscou, na Rússia, a partir da quinta-feira (17). Com apoio do Sebrae, duas startups brasileiras chegaram a final do Concurso Startups Femininas BRICS 2024, que integra a programação do encontro anual da WBA BRICS. A Mundi Game e a Pluvi foram avaliadas entre mais de 1.000 inscritas desde o início do concurso e agora vão representar o Brasil como finalistas na premiação.

Lançada no ano passado, a competição busca identificar e promover startups femininas nos países membros do BRICS – África do Sul, Brasil, Rússia, Índia, China, Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irã –, mirando inclusive na expansão nos mercados dos países-membros, além de estimular mulheres a participarem em atividades empreendedoras. A convite dos BRICS WBA Brasil e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, integrou o Júri Especialista, formado pela WBA, para avaliar os projetos das startups participantes.

A dirigente também acompanhará as empreendedoras brasileiras em visitas técnicas a empresas russas, entre elas, a farmacêutica Velpharm-M e a instituição financeira líder global SBER. “O Concurso é uma oportunidade de mostrar o potencial dos negócios liderados pelas mulheres brasileiras e, com isso, abrir mercados internacionais relevantes. O empreendedorismo feminino é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país e essas empreendedoras brasileiras mostram que seus negócios não apenas resolvem desafios locais com inovação, mas também podem impulsionar mudanças em nível mundial”

Desde seu lançamento oficial em junho deste ano, o Concurso recebeu mais de 1 mil inscrições de 28 países, incluindo nações que não fazem parte do BRICS e concorrem na categoria especial “Amigos BRICS: a caminho do desenvolvimento sustentável”. No Brasil, foram registradas 157 startups inscritas, a maior parte atendidas pelo Sebrae. A premiação está marcada para 18 de outubro, durante o Fórum Empresarial do BRICS, que contará com a presença do presidente da Rússia, Vladimir Putin, na plenária de abertura.

No fim de semana, a Aliança Empresarial Mulheres do BRICS (WBA) também organiza uma série de eventos de trabalho para discussões sobre temas como “Indústrias Criativas”, “Desenvolvimento Inovador”, “Turismo” e “Economia Inclusiva”, com a participação do Sebrae Nacional, representado pela diretora de Administração e Finanças (DAF), Margarete Coelho, pela gerente de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae Nacional, Geórgia Nunes.

O encontro anual da Aliança Empresarial Mulheres do BRICS (WBA) antecede a XVI Cúpula do BRICS que, neste ano, acontece na cidade russa de Kazan, entre os dias 22 e 24 de outubro. Até o momento, 24 chefes de Estado já confirmaram presença, entre eles, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. No ano que vem, o Brasil assume a presidência do BRICS e do WBA.

Com apoio do Sebrae, empreendedoras brasileiras são destaque em evento do BRICS na Rússia. Foto: Divulgação

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!