Negócios

Globo anuncia maior crescimento de receitas publicitárias em 12 anos

Globo anunciou ao mercado publicitário em seu Upfront, há duas semanas, que vai ter em 2024 “o maior crescimento de receitas publicitárias em 12 anos”. Em valores reais, a Globo de hoje fatura pouco mais da metade da Globo de 2014. Segundo o site Notícias da TV, os balanços contábeis que a Globo divulga anualmente só informam o total de receitas.

O maior grupo de comunicação do Brasil e um dos maiores do mundo divulga balanços sem especificar o que é publicidade e assinaturas. Historicamente, a arrecadação com propaganda representa em torno de 60% disso. Os demais 40% vêm principalmente de TV paga e streaming/Globoplay, de acordo com fontes bem situadas.

Na série histórica, o melhor ano da Globo foi 2014. Há 10 anos, a emissora contabilizava a entrada de R$ 16,244 bilhões em seu caixa. No ano seguinte, ainda ficou acima dos R$ 16 bilhões, mas nunca mais ultrapassou essa marca. Chegou a cair para R$ 12,5 bilhões em 2020, afetada pela pandemia, e vem se recuperando desde então. Fechou o ano passado com faturamento de R$ 15,134 bilhões.

Considerando a inflação do período, a receita da Globo em 2023 foi 44,6% menor do que em 2014, como mostra a tabela que ilustra este texto, elaborada para o projeto de mestrado deste jornalista. Colhidos diretamente nos balanços oficiais da Globo, os dados de receita e lucro foram atualizados pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado até 31 de dezembro do ano passado, quando se encerrou o último balanço.

A Globo também já foi mais lucrativa. Nos valores atualizados, ela saltou de um lucro anual de R$ 4,8 bilhões entre 2010 e 2015 para R$ 1,3 bilhão nos últimos oito anos. Isso ocorreu por que os custos aumentaram, enquanto as receitas se estagnaram em valores nominais e caíram em termos reais.

Globo tem promovido demissões em massa, diminuindo salários e integrando áreas. Isso deu para a empresa R$ 15 bilhões em caixa e investimentos. Embora o Globoplay não tenha emplacado, isso é importante na era das big techs e das redes sociais.

Com informações de Daniel Castro no Notícias da TV.

Paulo Marinho, presidente da Globo, no Upfront 2025, em que que a emissora anunciou programação. Foto: Reprodução/TV Globo

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

NIKODERIKO: THE MAGICAL WORLD, uma resenha. Por Elio Filho

Resenha do Elio, de Portugal

1 hora atrás

2023 teve recorde no acúmulo de gases de efeito estufa, diz ONU

As mudanças climáticas já estão gerando consequências catastróficas em todo o planeta

2 horas atrás

Hideo Kojima faz uma resenha sobre o filme “Gondola”

Kojima segue fazendo seus apontamentos

2 horas atrás

Dólar vira para queda nesta segunda-feira

Moeda bateu R$ 5,7 semana passada

3 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!