Mulher denuncia racismo ao receber email da Magazine Luiza. Foto: Reprodução/Globo
Cozinheira Susan de Sousa Sena, de 35 anos, denunciou ter sido vítima de injúria racial após receber um email ofensivo da loja Magazine Luiza. O incidente ocorreu no último sábado (4), após a cliente atualizar seu cadastro na plataforma. A mensagem começava com a saudação “Olá, macaca”, o que causou indignação.
Susan, que mora em São Paulo, relatou à TV Globo que estava adquirindo uma máquina de lavar pelo aplicativo da loja. Durante o processo, foi solicitada a atualização de dados, como e-mail e senha.
“Fiz o procedimento das etapas do aplicativo para recuperar a conta. Logo, eles me pediram foto do documento, depois um reconhecimento facial. Fui recebendo os e-mails, mas não entrei porque sabia que era só confirmação. Finalizei minha compra, tive o prazo de entrega e fechei o app”.
No dia seguinte, ao conferir o status de entrega, Susan notou um e-mail que chamou sua atenção. Embora a maioria das mensagens automáticas utilizasse seu nome corretamente, o e-mail de confirmação apresentou a saudação ofensiva.
A empresa divulgou nota lamentando o ocorrido e reforçando seu compromisso no combate ao preconceito e discriminação, afirmando que “lamenta profundamente os constrangimentos sofridos pela cliente e reforça seu compromisso com o combate a qualquer tipo de preconceito ou discriminação”.
“A empresa esclarece que o fato ocorrido nada tem a ver com o processo de biometria realizado pela cliente – essa operação é feita de forma 100% digital, sem qualquer interação humana. O mesmo acontece com as mensagens de confirmação enviadas pela Magalu para os consumidores”, completou.
Ainda segundo a Magazine Luiza, o cadastro original de Susan foi realizado em 2011. A empresa identificou que, na época, alguém inseriu o sobrenome ofensivo no campo “apelido”.
Para evitar recorrências, a companhia anunciou mudanças em seus formulários cadastrais, como a exclusão do campo “apelido” e a implementação de uma lista de palavras proibidas. O caso foi registrado como injúria racial no 50° Distrito Policial do Itaim Paulista e está sob investigação.
Susan desabafou sobre os impactos emocionais do ocorrido: “Meu sentimento é de revolta, angústia, ansiedade e tristeza. A gente mal começou o ano… Eu sou uma mulher de 35 anos. O racismo sempre foi muito presente na minha vida e hoje, com tanto avanço, tanta tecnologia, tanto aprendizado referente ao racismo, a gente vê que não mudou muita coisa”.
A Magazine Luiza destacou ser referência em políticas de diversidade e inclusão, afirmando que metade de seu quadro de colaboradores é composto por profissionais negros. A empresa também alegou que promove ações de conscientização para prevenir episódios de discriminação.
Com informações do DCM e da Globo.
Mulher denuncia racismo ao receber email da Magazine Luiza. Foto: Reprodução/Globo
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Jogo entrou na lista do Programa de Preservação da GOG
Atriz foi confirmada em duas adaptações de jogos nesta semana
Espaço contará com oficinas, bibliotecas de jogos, apresentações da Fábrica de Games, além de distribuição…
Maior portal de games do Brasil terá programação no palco principal, além de apresentar conteúdo…
Palavra do presidente do BNDES
Durante o evento, a empresa apresentou suas inovações e processos produtivos para cerca de 80…