Ao longo dos anos, estudos têm mostrado que motivações intrínsecas são muito mais poderosas do que as extrínsecas.
Mas o que seria motivação intrínseca?
Tenho um amigo que toda vez que se sente motivado a algo ele grita “FLOW”, demorei um pouco para entender o estado de “flow”, mas ele acontece quando toda nossa motivação está ligada a algo e nos sentimos totalmente envolvidos a isso. Quimicamente falando, acontece quando o cérebro libera dopamina, endorfina, serotonina, noradrenalina e outros “inas”.
A pessoa quando se sente motivada internamente, ela produz não porque precisa produzir, mas porque encontra significado no que está fazendo e isso torna-se algo muito importante pra ela.
Uma empresa que se importa com o bem-estar do funcionário, se preocupa não somente com os resultados obtidos, mas também, como fazer que eles sejam obtidos de uma forma prazerosa para quem o faz. Numa experiência gamificada, influenciada pelos jogos, por exemplo.
Algumas dicas abaixo podem nos ajudar a integrar os motivadores intrínsecos ao local de trabalho:
Com algumas pequenas atitudes, podemos incentivar as pessoas, clientes e parceiros a transformar o “ter de” para “querer”.
Quando entendemos o porquê estamos fazendo, enxergamos o que estamos fazendo e como podemos melhorar, aumentamos a disposição para contribuir e crescer dentro de uma instituição.
A empresa pode orientar e alinhar o progresso da pessoa em direção a um objetivo mostrando o significado e propósito, temos como resultado o melhor desempenho e resultados mensuráveis.
Lembre-se, funcionários motivados e apaixonados pelo que fazem tem total relação com o sucesso do seu negócio.
A Meta, do Facebook, está apostando no Meta AI
Por uma injustiça na opinião dele
Um clássico que está na memória de muita gente
Foram notificados casos de mpox em pelo menos 80 países em 2024