Categories: Negócios

Pessoas motivadas são a chave para um negócio gamificado de sucesso. Por Thaís Chioqueti, colunista do Drops de Jogos

Ao longo dos anos, estudos têm mostrado que motivações intrínsecas são muito mais poderosas do que as extrínsecas.

Mas o que seria motivação intrínseca?

Tenho um amigo que toda vez que se sente motivado a algo ele grita “FLOW”, demorei um pouco para entender o estado de “flow”, mas ele acontece quando toda nossa motivação está ligada a algo e nos sentimos totalmente envolvidos a isso. Quimicamente falando, acontece quando o cérebro libera dopamina, endorfina, serotonina, noradrenalina e outros “inas”.

A pessoa quando se sente motivada internamente, ela produz não porque precisa produzir, mas porque encontra significado no que está fazendo e isso torna-se algo muito importante pra ela. 

Uma empresa que se importa com o bem-estar do funcionário, se preocupa não somente com os resultados obtidos, mas também, como fazer que eles sejam obtidos de uma forma prazerosa para quem o faz. Numa experiência gamificada, influenciada pelos jogos, por exemplo.

Algumas dicas abaixo podem nos ajudar a integrar os motivadores intrínsecos ao local de trabalho:

  • Autonomia: “Eu controlo”. Criar situações que dê para o funcionário autonomia fazer o quiser, quando quiser e onde quiser. Métodos engessados podem tirar a criatividade.
  • Objetivo: "Eu faço a diferença". Todo mundo precisa se sentir fazendo a diferença e ver que seus esforços e realizações têm significado.
  • Progresso: "Eu consigo". As pessoas respondem muito bem quando vêem seus próprios progressos, quer no local de trabalho ou na vida.
  • Interação Social: "Eu conecto". Os seres humanos são criaturas sociais por natureza, e nós queremos conectar, interagir e compartilhar.
  • Reconhecimento: “Eu consegui”. Nós também queremos ser reconhecidos, e queremos compreender e ser compreendido.

Com algumas pequenas atitudes, podemos incentivar as pessoas, clientes e parceiros a transformar o “ter de” para “querer”.

Quando entendemos o porquê estamos fazendo, enxergamos o que estamos fazendo e como podemos melhorar, aumentamos a disposição para contribuir e crescer dentro de uma instituição. 

A empresa pode orientar e alinhar o progresso da pessoa em direção a um objetivo mostrando o significado e propósito, temos como resultado o melhor desempenho e resultados mensuráveis.

Lembre-se, funcionários motivados e apaixonados pelo que fazem tem total relação com o sucesso do seu negócio.

Thaís Chioqueti é colunista do site Drops de Jogos no espaço Gamificando Empresas, com textos quinzenais sobre comportamento nas corporações e sua relação com os videogames. Formada em psicologia, ela ama trabalhar no desenvolvimento de pessoas e de projetos. Atualmente está viajando por São Francisco, nos Estados Unidos, e já conheceu sedes de empresas como o Google.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

Drops de Jogos

Posts Recentes

O que tem de política e de videogame na série Fallout?

Nosso vídeo sobre o assunto

5 horas atrás

Quais jogos indie brasileiros estão no bundle de apoio às vítimas na Palestina?

Contra o genocídio promovido por Israel

6 horas atrás

Galaxy Book4 Series: entenda seus recursos

Com poderosa performance, tela sensível ao toque e segurança reforçada, notebooks com recursos feitos para…

8 horas atrás

Samsung lança notebooks Galaxy Book4 Series no Brasil

Linha de notebooks premium feita para Inteligência Artificial chega ao Brasil, com os modelos Galaxy…

8 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!