Negócios

Projeção de negócios gerados pelo CreativeSP chega a R$ 725 milhões e bate recorde em 2024

Drops de Jogos recebeu informações oficiais do governo Tarcísio de Freitas. Em 2024, as empresas de São Paulo seguiram cruzando fronteiras e oceanos, mostrando tudo o que o estado tem de melhor na cadeia produtiva da cultura. Isso ocorre com apoio do CreativeSP.

Com iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico), diversas empresas paulistas participaram de grandes eventos internacionais e tiveram a chance de fazer negócios com importantes parceiros do cenário global do mercado criativo.

Se em 2023, com nove missões internacionais e 80 empresas participantes, o programa alcançou R$ 404 milhões em potencial de negócios, resultantes de um investimento de R$ 4,7 milhões, em 2024 o programa cresceu ainda mais, registrando 103 empresas participantes e uma geração recorde de mais de R$ 725 milhões em negócios e 6.448 empregos diretos e indiretos.

“As empresas paulistas têm um enorme potencial para gerar negócios e estabelecer parcerias ao redor do mundo. Com o CreativeSP, estamos levando São Paulo para o cenário internacional. As missões representam oportunidades valiosas de troca, que não apenas impulsionam negócios, mas também ampliam horizontes e fortalecem a cultura paulista. Estamos crescendo ano após ano e queremos seguir nesse caminho, garantindo que o Governo de São Paulo seja cada vez mais presente e eficaz no desenvolvimento das empresas do estado”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Em 2024, o CreativeSP esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA), na Game Developers Conference (EUA), nos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França), no Fringe (Escócia), na Gamescom (Alemanha), na Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), no Worldwide Music Expo-WOMEX (Inglaterra) e no Ventana SUR (Uruguai).

E o edital de chamamento para as ações do primeiro semestre de 2025 já está disponível: https://www.investe.sp.gov.br/exporte/creative-sp/edicao-2025/.

São Paulo no SXSW

O grande destaque entre as missões do CreativeSP de 2024 foi a realização de uma ação inédita no South by Southwest (SXSW), maior evento de inovação do mundo que aconteceu entre os dias 8 e 16 de março, em Austin, nos EUA. O Governo de SP levou para o evento a Casa São Paulo, uma estrutura imponente, localizada em frente ao hangar principal do evento. O foco da ação foi promover São Paulo como o principal polo de inovação e economia criativa da América Latina, além de atrair investimentos estrangeiros.

Mais de 10 mil pessoas, de 52 nacionalidades, passaram pela Casa neste ano. Diversos nomes renomados estavam entre os visitantes, como a futurista e especialista em tendências tecnológicas, Amy Webb, que foi uma das palestrantes mais aguardadas do evento. Além dela, a renomada artista e ativista cultural, Maria Paula, o designer e criador de marcas icônicas, Fred Gelli, e o músico e produtor de eventos culturais, Zé Ricardo, também foram conhecer o espaço.

O Governo de SP já confirmou que a São Paulo House voltará ao SXSW em 2025, com anúncio de novos espaços que serão incorporados, além da ampliação daqueles que se destacaram. Com isso, o foco é promover mais possibilidades de geração de negócios e de visibilidade para as empresas e as ações do Estado.

Sobre o programa

O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento. Além da geração de negócios, a iniciativa busca promover São Paulo no cenário internacional, incentivar a troca de conhecimentos e atrair investimento estrangeiro para o Estado.

CreativeSP. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!