Governo Lula anunciou o fim da chamada taxa das blusinhas. O termo é utilizado para se referir ao imposto de importação de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50, cobrado através do programa Remessa Conforme. A partir de quarta-feira (13), as compras até este valor não pagarão imposto.
Informação é de Rogério Ceron, secretário-executivo do Ministério da Fazenda.
A mudança foi realizada em uma Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que será publicada no “Diário Oficial da União”.
A cobrança foi iniciada em agosto de 2024, após aprovação do Congresso Nacional e sancionada por Lula. Empresas brasileiras que competem com os produtos importados defendiam a manutenção da taxa.
Apenas nos quatro primeiros meses de 2026, o governo arrecadou R$ 1,78 bilhão em imposto de importação com as encomendas internacionais, segundo a Secretaria da Receita Federal.
Isso representa um crescimento de 25% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando somou R$ 1,43 bilhão. Também representa novo recorde para janeiro a abril.
Presidente Lula assina MP para zerar imposto federal da Taxa das Blusinhas https://t.co/UtKgPxt5Oc
— Lula (@LulaOficial) May 12, 2026

Com informações do G1.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
