O que Hideo Kojima estava fazendo em 1997? - Drops de Jogos

O que Hideo Kojima estava fazendo em 1997?

O que a Konami estava fazendo?

Do site Hardware: Fotografias circularam recentemente nas redes sociais e mostram Hideo Kojima segurando um microfone na frente de um quadro branco coberto de anotações em japonês, diante de uma sala cheia de jovens atentos. O registro é de 1997, ano em que ele conduziu a aula inaugural da Konami School em Kobe com o tema “Como as ideias nascem?

A escola era a Konami Computer Entertainment School Co., Ltd., uma instituição de formação profissional criada pela própria Konami em março de 1997 para educar desenvolvedores de jogos.

O modelo era estruturado em três frentes: design, programação e som, com mensalidades entre 800 mil e 1,2 milhão de ienes. Uma unidade em Tóquio foi aberta na primavera de 1998, e a de Kobe, onde Kojima deu a aula, já funcionava antes disso.

Ex-alunos descreveram o espaço como equipado com PCs, sintetizadores Roland JP-8000, consoles de desenvolvimento PlayStation e uma sala de mixagem com mesa O2R.

No ano de 1997, Kojima tinha 33 anos e já carregava uma história de resistência dentro da própria empresa que o contratou. Quando entrou na Konami em 1986, um projeto de jogo de guerra estava travado há dois anos sem resultado, veteranos tentavam, descartavam e recomeçavam, e havia uma lenda interna de que trabalhar naquele projeto poderia resultar em rebaixamento. O projeto foi passado para Kojima.

Numa entrevista à Nice Games em 1999, ele descreveu o que veio a seguir: “Eu queria fazer um jogo de ‘guerra’ que fosse mais sobre fuga. Vocês conhecem o filme ‘A Grande Fuga’? Imaginei um jogo baseado nesse conceito. Mas quando apresentei a ideia aos desenvolvedores mais experientes, eles foram bastante desdenhosos: ‘Não existe isso em jogos’.

A resistência chegou a um ponto em que Kojima considerou sair da Konami. “A resistência passivo-agressiva só piorou. Cheguei a um ponto de exaustão com essa corporação e estava pronto para sair. Mas depois de falar com um funcionário mais velho, uma nova oportunidade surgiu”, disse ele na mesma entrevista.

Suas ideias foram aceitas, Metal Gear foi lançado para MSX2 em 1987 e para NES em 1988, e quando Kojima subiu naquele palco em Kobe dez anos depois, era o mesmo homem que quase não ficou para ver o que havia criado.

Essa aula não era palestra de celebridade como hoje: era um profissional falando sobre o ato de criar a partir de quem esteve perto de desistir.

A Konami School deixou de operar anos depois, sem uma data de encerramento publicamente documentada, mas seu legado aparece nos currículos de vários desenvolvedores que passaram pela empresa nos anos seguintes. A existência de uma escola interna desse porte, num período em que a indústria japonesa de jogos não tinha cursos universitários consolidados na área, reflete quanto a Konami apostou na formação própria de talentos durante a segunda metade dos anos 1990.

Leia o texto completo aqui.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments