Pesquisa brasileira mostra que capas dos jogos influenciam na aproximação de jogadores LGBT+ e Gay no Itch.io

Análise informal indica possibilidades para engajamento de público.

  • por em 2 de dezembro de 2019

Imagem: frame de vídeo

Victor Da Pieve, desenvolvedor mineiro, apresentou durante o BHGameDev uma breve palestra com os resultados de sua pesquisa particular avaliando as capas dos jogos disponíveis na plataforma Itch.io.

A análise dos dados colhidos pelo profissional identificou aspectos relevantes que mostram como as imagens disponibilizadas pelos desenvolvedores para contato inicial na apresentação de suas criações podem auxiliar na aproximação e interação do público.

A pesquisa manteve o foco nas capas de games voltados aos públicos LGBT+ e Gay para avaliar o espectro de interação nesse segmento. Para Da Pieve, as capas de games relacionados ao primeiro grupo ligadas aos games com melhor resultado de participação na comunidade e número de downloads tendem a concentrar em sua estética corporeidades mais femininas, maior representatividade de identidades e imagens não relacionadas à ideia de força bruta. Nesse cenário, o desenvolvedor identificou um “altíssimo engajamento” de público.

Nas capas de games com temática Gay, contrariamente, o jovem observou um panorama diferente. “Muda um pouco a lógica, porque eu tenho muita presença de representações ligadas à própria força”, explicou, durante a palestra.

Ao discorrer sobre a sequência de games com maior interação de interessados nos games de temática Gay, o palestrante comentou que “[todas] estas 5 capas […] que aparecem todos os domingos (data eleita para a verificação da pesquisa) pertencem a jogos ou estúdios que contam uma expressiva comunidade de apoio, conquistada ao longo de tempo e dedicação.

Em suas considerações, o jovem acredita que o engajamento por meio de comentários talvez seja o elemento mais importante para alavancar os games para posições mais altas no ranking da plataforma. “Mas esse engajamento, normalmente, você vai ter se a sua capa estiver dentro dessa cultura cristalizada que as pessoas já esperam dentro daquela tag”, afirmou.

Victor é criador da personagem Victória Invicta, fundadora do Male Doll Studio, atuante no desenvolvimento de games focados no público adulto masculino gay. Mestrando em Comunicação Social e Especialista em Design de Interação, o designer é também autor do blog NPC do Marketing.

O BHGameDev é parte das propostas de incentivo à produção de jogos digitais da GAMinG, a Associação Mineira de Jogos, que realiza encontros, palestras e outras atividades formativas para os interessados no mercado local de jogos.

A palestra completa, com outras informações do estudo de caso, pode ser acompanhada diretamente no vídeo do canal CoffeUai, disponível abaixo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.