Developer

Pesquisa brasileira mostra que capas dos jogos influenciam na aproximação de jogadores LGBT+ e Gay no Itch.io

Victor Da Pieve, desenvolvedor mineiro, apresentou durante o BHGameDev uma breve palestra com os resultados de sua pesquisa particular avaliando as capas dos jogos disponíveis na plataforma Itch.io.

A análise dos dados colhidos pelo profissional identificou aspectos relevantes que mostram como as imagens disponibilizadas pelos desenvolvedores para contato inicial na apresentação de suas criações podem auxiliar na aproximação e interação do público.

A pesquisa manteve o foco nas capas de games voltados aos públicos LGBT+ e Gay para avaliar o espectro de interação nesse segmento. Para Da Pieve, as capas de games relacionados ao primeiro grupo ligadas aos games com melhor resultado de participação na comunidade e número de downloads tendem a concentrar em sua estética corporeidades mais femininas, maior representatividade de identidades e imagens não relacionadas à ideia de força bruta. Nesse cenário, o desenvolvedor identificou um “altíssimo engajamento” de público.

Nas capas de games com temática Gay, contrariamente, o jovem observou um panorama diferente. “Muda um pouco a lógica, porque eu tenho muita presença de representações ligadas à própria força”, explicou, durante a palestra.

Ao discorrer sobre a sequência de games com maior interação de interessados nos games de temática Gay, o palestrante comentou que “[todas] estas 5 capas […] que aparecem todos os domingos (data eleita para a verificação da pesquisa) pertencem a jogos ou estúdios que contam uma expressiva comunidade de apoio, conquistada ao longo de tempo e dedicação.

Em suas considerações, o jovem acredita que o engajamento por meio de comentários talvez seja o elemento mais importante para alavancar os games para posições mais altas no ranking da plataforma. “Mas esse engajamento, normalmente, você vai ter se a sua capa estiver dentro dessa cultura cristalizada que as pessoas já esperam dentro daquela tag”, afirmou.

Victor é criador da personagem Victória Invicta, fundadora do Male Doll Studio, atuante no desenvolvimento de games focados no público adulto masculino gay. Mestrando em Comunicação Social e Especialista em Design de Interação, o designer é também autor do blog NPC do Marketing.

O BHGameDev é parte das propostas de incentivo à produção de jogos digitais da GAMinG, a Associação Mineira de Jogos, que realiza encontros, palestras e outras atividades formativas para os interessados no mercado local de jogos.

A palestra completa, com outras informações do estudo de caso, pode ser acompanhada diretamente no vídeo do canal CoffeUai, disponível abaixo.

Kao Tokio

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!