Tecnologia

4G ainda não está no BR todo mas Governo quer mudar isso

Sinal de telefonia móvel 4G e internet de alta velocidade no campo podem ser viabilizados em assentamentos rurais e comunidades quilombolas e de povos tradicionais de diferentes regiões do país. É o que prevê acordo de cooperação técnica assinado nesta quarta-feira (19), em Brasília, entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), das Comunicações (MCom), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O evento marcou a 6ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

O projeto de expansão da conectividade 4G será financiado com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Pelo acordo, caberá ao MDA e ao Incra mapearem, em até 120 dias, as áreas de relevância da agricultura familiar que poderá ser contempladas com a medida.

Já a pasta das Comunicações e a Anatel vão atuar para ativar políticas de inclusão digital, promovendo ações de conectividade e acesso à rede de internet e telefonia móvel em áreas rurais, a partir da articulação com associações representativas e cooperativas que atendem a agricultura familiar, os assentados da reforma agrária, os quilombolas e a outros povos e comunidades tradicionais. O acordo prevê investimentos em infraestrutura e capacitação de agentes, inclusive agricultores, e de profissionais que atuam em escolas rurais.

De acordo com a justificativa do acordo de cooperação, a medida interministerial tem o objetivo de enfrentar o problema da desigualdade digital. “Tem-se que, por um lado, a expansão das telecomunicações nas áreas rurais tem sido mais lenta do que nas áreas urbanas, por outro, a capacidade de conexão oferecida às camadas mais pobres da população precisa ser melhorada”, diz o texto.

Correios e agricultores

Durante a reunião do Condraf, outro acordo foi assinado entre MDA e a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), para viabilizar o transporte de produtos da agricultura familiar, incluindo alimentos, cosméticos e farmacêuticos. Segundo a empresa estatal, a ideia é viabilizar a logística para os pequenos agricultores, já que os Correios têm presença capilarizada em praticamente todo o território nacional.

*por Agência Brasil

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Drops de Jogos

Posts Recentes

Samsung apresenta Galaxy A06 5G no Brasil

Feito para durar, o novo Galaxy A06 5G democratiza a conectividade 5G ultrarrápida; produto conta…

2 horas atrás

Arcane: Riot Games e Virgin Music Group lançam versão de ‘Ma Meilleure Ennemie’ com Coldplay

A trilha sonora soma mais de 1,5 bilhão de streams globais

2 horas atrás

Audible lança 1984: obra de George Orwell ganha versão dramatizada em áudio nas vozes de Alice Carvalho, Lázaro Ramos, Mateus Solano e Milhem Cortaz

Disponível para assinantes a partir de 4 de abril, clássico da literatura de ficção científica…

2 horas atrás

Mitsubishi Electric Brasil reforça compromisso com educação ao firmar novas parcerias com Mackenzie, Instituto Mauá e CREA-SP

Acordos incluem criação de laboratórios equipados, apoio a competições acadêmicas e certificações para profissionais do…

3 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!