Entre carros, ônibus, caminhões e demais veículos terrestres motorizados, até o final de 2025 o número de veículos elétricos rodando pelo mundo deve chegar aos 85 milhões. É o que prevê o Gartner no relatório Electric Vehicle Shipments Worldwide.
O documento também estima que, no mesmo período, o uso desses veículos deve crescer 33% e que, até 2030, as montadoras permitirão reciclar 95% de suas baterias. Quanto aos elétricos híbridos, a projeção é mais conservadora: 2025 deve acabar com 23 milhões de unidades, o que significará um aumento de 28% em comparação com 2024.
“Apesar dos vários desafios que afetaram o mercado de veículos elétricos nos últimos meses, o Gartner projeta que teremos globalmente um total de 64 milhões de unidades em uso este ano e estima um aumento de 33% para 2025”, afirma Jonathan Davenport, Analista do Gartner. “Muitas empresas superestimaram a rapidez com que a transição para os veículos elétricos iria ocorrer, o que levou ao atraso no lançamento de novos modelos. O crescimento em 2025 será impulsionado principalmente por um aumento nas vendas de veículos elétricos na China (58%) e na Europa (24%) que, juntas, deverão representar 82% do total da frota elétrica em uso no mundo.”
A China deve continuar na liderança quando o assunto é região que mais produz veículos elétricos. O relatório indica que o país asiático seguirá superando a base combinada do restante do mundo não apenas no próximo ano, como em toda a próxima década. O Gartner estima que 49 milhões de elétricos estarão apenas nas ruas da China, enquanto a Europa deve reunir 20,6 milhões e a América do Norte apenas 10,4 milhões.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Dá para jogar no navegador
Gostos musicais
Entenda melhor