Tecnologia

Bill Gates dá prêmio a Lula, que critica os ricos: “quem precisa de Estado são os que não conseguiram inventar uma Microsoft”

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o prêmio GoalKeepers da Fundação Bill e Melinda Gates nesta segunda (23, em Nova York, pelas políticas de combate à fome implementadas em seus três governos, como o programa Bolsa Família. Antes de entregar o prêmio, o fundador da Microsoft exaltou a trajetória pessoal de Lula.

Gates ressaltou a infância pobre do petista e sua trajetória até a Presidência da República. Disse que o presidente brasileiro é “inspirador”, elogiou a implementação de programas sociais e mencionou a expansão das políticas contra a desnutrição com a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza Extrema, principal bandeira de Lula à frente do G20. 

Após a entrega do prêmio, Gates e Lula conversaram por cerca de 20 minutos sobre o tema. O presidente defendeu o papel do Estado como principal agente para erradicar a fome no mundo. Durante sua fala, Lula disse não ser uma pessoa radical, o que provocou risos da plateia.

“Descobri que a fome não leva ninguém à revolução. A fome leva as pessoas à submissão. Cabe ao Estado, seja ele americano, brasileiro, chinês, finlandês ou norueguês, ter como premissa básica atender a necessidade dos mais pobres. O rico não precisa de Estado, quem precisa de Estado são as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar, que não têm uma profissão, que não conseguiram inventar uma Microsoft, que não têm condições”, disse. 

Lula afirmou querer apresentar ao mundo “um Brasil sem fome outra vez” ao dizer que seu 3º governo tirou 24,5 milhões de pessoas do mapa da fome. Disse que o Bolsa Família é possivelmente “a experiência mais bem-sucedida de combate à fome no mundo”, mas ressaltou que algo parecido só pode ser implementado por outros países se houver decisão política.

“Acho louvável que você tenha criado uma fundação, mas o que vai resolver o problema da miséria efetivamente não é através de doações de uma fundação, será através de políticas públicas”, disse Lula a Gates. 

Com informações de Mariana Haubert no site Poder360.

Bill Gates dá prêmio a Lula, que critica os ricos: “quem precisa de Estado são os que que não conseguiram inventar uma Microsoft”. Foto: Ricardo Stuckert/Presidência

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!