Drops recebeu informações oficiais.
A BYD, líder global em veículos eletrificados, acaba de alcançar mais um marco histórico no Brasil: a produção do seu 600º chassi de ônibus 100% elétrico, fabricado na unidade de Campinas (SP). O feito reforça a consolidação do país como polo estratégico da companhia e ocorre no mesmo momento em que a planta de Camaçari (BA) celebra a produção de 10 mil automóveis desde o início de sua operação. Esse duplo marco simboliza a rápida expansão industrial da BYD no Brasil e demonstra o compromisso da empresa com o avanço da eletromobilidade no País.
A unidade de Campinas, primeira operação da empresa no Brasil e com capacidade anual de até 2.000 chassis, atua como referência na estratégia global da companhia ao fornecer os chassis de ônibus 100% elétricos que apoiam a transição energética de diversas cidades, contribuindo para a redução de emissões, a melhoria da qualidade do ar e padrões mais elevados de mobilidade urbana.
“Chegar a 600 chassis de ônibus elétricos produzidos no Brasil é prova de que não estamos apenas esperando o futuro da mobilidade, estamos construindo esse futuro agora. Cada um dos nossos ônibus elétricos traz mais qualidade de vida nas cidades e é um passo concreto rumo à meta global de limitar o aquecimento do planeta. A escala que o Brasil está alcançando mostra que a transição energética não é um plano distante, mas já está acontecendo, e em ritmo acelerado”, afirma Marcello Von Schneider, Diretor de Veículos Comerciais da BYD no Brasil.
Nos grandes centros urbanos, onde o transporte a combustão é um dos maiores emissores de carbono, a tecnologia de emissão zero já apresenta resultados mensuráveis. Cada ônibus elétrico BYD evita, em média, 118,7 toneladas de dióxido de carbono por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores, considerando uma operação de 72 mil quilômetros anuais. Com os 600 chassis produzidos pela BYD, o impacto potencial ultrapassa 300 mil toneladas de CO₂ evitadas ao longo da vida útil dos veículos, que é de cerca de 15 anos.
Tendência em crescimento na América Latina
A marca da BYD no Brasil simboliza mais do que um avanço industrial, representa entregas concretas para a transição energética da região. Importantes cidades da América Latina, uma das regiões mais urbanizadas do mundo, estão investindo em opções de mobilidade urbana com energia limpa. Um exemplo claro é a cidade de São Paulo, que chegou recentemente ao marco de 1.000 ônibus elétricos em sua frota, com parte significativa sendo fornecida pela BYD.
Silenciosos, eficientes e sustentáveis, os ônibus elétricos da BYD estão transformando a forma como prefeituras e operadores enxergam o transporte coletivo. “A inovação que produzimos em Campinas já contribui diretamente para melhorar a qualidade do ar e reduzir o ruído urbano. A jornada para um Brasil mais sustentável está em pleno curso, e cada ônibus elétrico em operação representa menos poluição e mais um passo em direção ao futuro que a BYD trabalha para construir”, finaliza Schneider.
SOBRE A BYD
A BYD é líder global em carros movidos a nova energia – elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à produção no Complexo de Camaçari, na Bahia, que abriga o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Em 2024, a greentech vendeu 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no País. Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1°C, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.
Deu Virgínia, Lula, Trump e Nikolas, além do Felca
Atuação da RECAM reuniu ações de difusão, coprodução, acessibilidade e preservação, com ampla circulação de…
Unidades atuam na articulação com os entes federados e a população
Aproveite jogos de final de ano
Recriação da Secretaria de Economia Criativa posiciona a cultura como eixo estratégico do desenvolvimento nacional
Para aproveitar jogos indie brasileiros no Steam