Uma das maiores dúvidas que muita gente tem ao ver a Uber investindo pesado em veículos autônomos nos últimos anos é o quanto isso vai impactar os motoristas do aplicativo. Afinal, são mais de 5 milhões de motoristas cadastrados no mundo segundo a própria empresa. E de acordo com o Dara Khosrowshahi, o futuro pode não ser muito promissor para quem depende do app para sobreviver.
Em uma participação no Fórum Econômico Mundial em Davos, o CEO da empresa afirmou que, em um primeiro momento, a Uber vai apostar num modelo de transporte “autônomo”. Ou seja, ela irá oferecer cada vez mais carros autônomos, mas continuará trabalhando normalmente com os motoristas humanos.
Apesar disso, ele também é enfático ao afirmar que isso é uma solução para o futuro próximo, e que tudo pode mudar daqui a 10 anos. Isso quer dizer que, apesar de se gabar dos mais de 5 milhões de motoristas cadastrados, a Uber enxerga sim um futuro onde toda a oferta do app será de carros autônomos.
E se você nunca andou de carro autônomo, o nosso editor Pedro Zambarda teve a oportunidade de estar em um no ano passado. Ele conta tudo no vídeo abaixo, em uma visita à China que fez como repórter do DCM.
Quer dizer que vai acabar a “profissão Uber” no Brasil?
Ainda que o futuro visualizado por Dara não seja dos mais otimistas para os motoristas do app, ele pode demorar mais do que 10 anos para chegar aqui no Brasil.
Primeiro, porque a Uber não está mais desenvolvendo seus próprios carros autônomos. Ela vendeu toda a divisão para a Aurora numa tentativa de sanar alguns dos problemas financeiros que surgiram durante a pandemia. Hoje, ela depende de parcerias com empresas como Tesla e Waymo para continuar seus testes com carros autônomos. E nenhuma dessas empresas tem presença oficial aqui no Brasil.
Segundo, que o Brasil é um dos (muitos) países onde a Uber ainda não tem nenhuma cidade onde carros autônomos estão rodando em fase de testes. Por isso, é muito difícil que o nosso país saia de “nem ter carros autônomos” para “toda a frota da Uber é de carros autônomos” em apenas 10 anos.
Terceiro, será extremamente complicado implementar carros autônomos aqui no Brasil. Isso acontece porque a própria infraestrutura de nossas ruas e estradas não é adequada para receber a automatização total. Além disso, também existe uma questão legal, já que não há nenhuma lei para regulamentar o uso deste tipo de veículo.
Isso quer dizer que a Uber nunca vai trocar a frota brasileira por carros autônomos? Também não. Até porque já existem projetos de lei para começar a viabilizar a chegada da tecnologia por aqui. Mas, se essa troca acontecer, provavelmente vai demorar bem mais do que uma década.
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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.