Drops recebeu informações oficiais.
O CESAR, o mais completo centro de inovação e conhecimento do Brasil, e o Instituto ELDORADO — um dos maiores centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do país — abrem inscrições para a segunda etapa do Programa de Residência em TIC Brazil Quantum Camp. A iniciativa entra na fase Quantum Tech, trilha intermediária do programa, que integra três etapas formativas e foi concebida para aprofundar conhecimentos em Computação Quântica, avançando dos fundamentos iniciais até aplicações mais complexas, como algoritmos e hardwares quânticos. Interessados podem se inscrever gratuitamente no formulário disponível no site oficial, onde também estão mais detalhes sobre os requisitos necessários para a participação.
A trilha intermediária, Quantum Tech, foi desenvolvida para aprofundar a formação dos participantes, avançando nos conhecimentos teóricos abordados na primeira etapa, Quantum Awareness, iniciada em outubro de 2025 com mais de 300 estudantes. Nesta nova fase do programa, será possível entender, por meio do desenvolvimento de projetos, como os princípios quânticos se traduzem em algoritmos reais.
Com carga horária de 72 horas, a formação será composta 100% por aulas on-line síncronas e atividades assíncronas, baseadas na metodologia de aprendizagem por resolução de problemas (PBL). A abordagem prioriza a participação ativa dos alunos em desafios concretos e situações práticas do cenário corporativo atual.
A seleção dos candidatos é aberta a profissionais de todo o Brasil e seguirá critérios específicos, considerando formação e conhecimentos prévios na área de STEM (Science, Technology, Engineering and Math – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na tradução). Também será avaliado se os candidatos possuem alguma experiência profissional e/ou acadêmica e familiaridade com conceitos matemáticos de nível superior.
TRILHAS DE CAPACITAÇÃO APROFUNDAM TEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO QUÂNTICA
O Programa de Residência em TIC Brazil Quantum Camp é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com recursos da Lei nº 8.248/1991, e estruturado em três fases complementares.
Lançada em outubro de 2025, a primeira trilha, Quantum Awareness, teve caráter introdutório e foi aberta a todos os interessados. A segunda fase, Quantum Tech, é voltada ao aprofundamento técnico e ocorre de forma on-line. Já a terceira etapa, Quantum Immersive, será presencial, no Recife (PE), e contará com mentoria especializada para o desenvolvimento de projetos práticos.
Um dos objetivos do programa é ampliar o acesso à capacitação tecnológica gratuita e contribuir para suprir a reconhecida carência de profissionais habilitados em tecnologias quânticas no Brasil. O setor cresce rapidamente no país, impulsionado por incentivos governamentais, institutos de pesquisa e parcerias entre empresas.
“Neste ano, observamos um crescente interesse nas tecnologias quânticas, inclusive na mídia. Poder contribuir com a capacitação de profissionais reforça a relevância do tema para o Brasil e evidencia como podemos conquistar protagonismo nesse campo”, destaca Edimar Luis de Moraes, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto ELDORADO.
“No CESAR, temos clareza de que a computação quântica é, ao mesmo tempo, oportunidade e desafio. Por isso, investimos na produção de conhecimento e em soluções alinhadas ao futuro da computação. Ao lado do Instituto ELDORADO, ampliamos esse movimento, oferecendo acesso gratuito a conteúdos e formações que contribuem para a proteção da informação hoje e amanhã”, completa Everton Dias, Coordenador do Programa e gerente de projetos do CESAR.
2025: ANO INTERNACIONAL DA COMPUTAÇÃO QUÂNTICA
Apontada como uma das tecnologias mais promissoras do século 21, a computação quântica oferece vantagens em velocidade, eficiência e cibersegurança, com potencial para avanços significativos em áreas como física, química, saúde, segurança digital e sistemas financeiros.
Instituído pela UNESCO, 2025 é o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas. Nesse contexto, CESAR e Instituto ELDORADO realizaram, em abril, o 1º Seminário de Tecnologias Quânticas, que integrou o calendário global do World Quantum Day e as celebrações do Quantum Year 2025. Com transmissão on-line, o evento apresentou oportunidades e desafios das tecnologias no Brasil, além dos avanços já alcançados em diferentes áreas.
Iniciativa busca catalogar jogos indie brasileiros
Uma grande série
Dirigido por James Cameron
Olha o Thor ai