Tecnologia

Cewebbr lança plataforma que reúne casos de uso de dados abertos

Drops de Jogos recebeu informações oficiais. Ceweb.br lança plataforma que reúne casos de uso de dados abertos. Confira mais informações.

Jornalistas, pesquisadores, acadêmicos, desenvolvedores, entre outros profissionais e entusiastas, podem cadastrar casos de usos de dados abertos no Cordata (Link), plataforma do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Lançada durante a décima edição do evento Abrelatam y Condatos, realizado no Uruguai, o Cordata é um catálogo que demonstra a importância dos dados abertos, utilizados para diversas finalidades, e através de diferentes formatos.

“O Cordata é uma ferramenta de uso pública: ao mesmo tempo em que se torna um espaço de divulgação de trabalhos, permite mostrar na prática as mais diversas aplicações e usos de dados abertos, reforçando a sua relevância”, comenta Henrique Xavier, especialista em Projetos Web do Ceweb.br.

A plataforma também tem a função de demonstrar o poder dos dados abertos e seus múltiplos usos na sociedade, ao dar visibilidade a casos de uso que podem gerar resultados positivos. “Os dados abertos impulsionam a inovação. A partir deles, indivíduos podem produzir novos negócios e novas soluções para a sociedade, permitindo mudanças disruptivas como a nova economia compartilhada e os aplicativos sociais, além de contribuir com a transparência do setor governamental”, aponta Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br.

Construído de forma colaborativa, o Cordata poderá ser alimentado por qualquer pessoa que possua pesquisas científicas, matérias jornalísticas, documentos acadêmicos, aplicativos ou qualquer outro trabalho que tenha utilizado dados abertos, sejam de governos, empresas, instituições acadêmicas, organizações da sociedade civil ou indivíduos. Os dados abertos utilizados podem ter qualquer formato – texto, som, imagem, números ou tabelas.

Para informar um caso de uso de dados abertos, basta preencher um formulário disponível no site do Cordata. As únicas informações exigidas no cadastro de um caso de uso são seu nome ou título e seu endereço Web. Com versões em português e espanhol, o Cordata busca se diferenciar em relação a outras plataformas ao dar espaço aos impactos e resultados do uso de dados abertos.

Para cadastrar seu trabalho ou conhecer os diversos tipos de usos de dados abertos acesse Link.

Sobre o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web – Ceweb.br

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br foi criado em 2015 com a missão de conduzir ações e iniciativas que promovam o contínuo desenvolvimento da Web e de seus princípios originais, colaborando para que seja uma rede aberta, universal e acessível a todos. Traz, em seu histórico de atuação, os projetos já desenvolvidos no Brasil pelo Consórcio do W3C, que têm por essência o fomento e uso de tecnologias web em sua concepção. Além disso, o Ceweb.br amplia o escopo desse trabalho ao desenvolver estudos e pesquisas sobre essas tecnologias, que podem auxiliar na formulação de políticas públicas. São diversas publicações que buscam mostrar como as tecnologias padronizadas da Web podem auxiliar na transformação social com mais transparência em governos e instituições, mais liberdade, privacidade, acessibilidade e universalidade. Mais informações em: Link.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (Link) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio.br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (Link), CERT.br (Link), Ceptro.br (Link), Cetic.br (Link), IX.br (Link) e Ceweb.br (Link), além de projetos como Internetsegura.br (Link) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (Link). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (Link).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (Link). Mais informações em Link.

LEIA MAIS

1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda

2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo

Computador

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Opera GX ganha nova versão

O Opera GX lança a atualização mais imersiva desde o seu lançamento em 2019

35 minutos atrás

Após a eleição de Trump: os ricos das criptomoedas lucram R$ 220 bilhões com salto do bitcoin

É mais de meio milhão de reais, algo inédito em termos de valorização

4 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!