A OpenAI lançou uma novidade que pretende deixar o Google comendo poeira. Chamada ChatGPT Search, a ferramenta nada mais é do que uma busca na web por meio do ChatGPT.
Com o recurso, a IA busca respostas atualizadas para os pedidos dos usuários, fornecendo, portanto, informações mais confiáveis — em teoria. O ChatGPT padrão é limitado, no momento, a dados obtidos até outubro de 2023, e ainda tem limitações em seu banco de dados, não sendo capaz de vasculhar toda a internet.
A partir de agora, ao fazer um pedido ao ChatGPT, a ferramenta de imediato fornece respostas baseadas em seu modelo padrão, mas disponibiliza a opção do Search por meio de um botão específico para a busca na web. Então, a resposta vai exibir as fontes de onde a IA obteve dados para fornecer aquela informação. Assim, o usuário poderá navegar nesses links tal qual faria como se estivesse pesquisando no Google.
“Nosso objetivo é fazer do ChatGPT o assistente mais inteligente, e agora estamos realmente aprimorando suas capacidades em termos do que ele pode acessar na web,” disse Adam Fry, líder de produto da OpenAI, à reportagem do MIT Technology Review.
Importante ressaltar que, por enquanto, o ChatGPT Search só está disponível para usuários pagantes. A OpenAI pretende liberar o Search também na plataforma gratuita, ainda que não tenha dado um prazo para tal.
A empresa não esconde a ambição de fazer com que o ChatGPT se torne “o novo Google”. Boa sorte para a OpenAI, já que, até então, todos que tentaram desbancar a gigante das buscas, falharam. Contudo, é possível que o recurso crie um novo mercado no que diz respeito a buscas na internet, aproveitando-se da “onda” da inteligência artificial para conquistar outro público, que talvez não seja tão fiel ao Google na hora de pesquisar alguma coisa na rede.
Resta acompanhar a evolução do ChatGPT Search para verificar se, agora, esta IA vai parar de fornecer resultados incorretos, até mesmo inventados, como é sabido que acontece (e muito).
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Será? Ele está hoje no Flow News do Grupo Flow
A Meta, do Facebook, está apostando no Meta AI
Por uma injustiça na opinião dele
Um clássico que está na memória de muita gente