A everis, multinacional de consultoria que oferece soluções de estratégia e de negócios, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e serviços de terceirização, resolveu inovar na oferta de soluções disruptivas aos seus clientes. Para tanto, a empresa uniu-se à Fiap, numa parceria que envolve alunos da instituição em situações reais, a fim de buscarem soluções inusitadas para problemas encontrados no dia a dia das empresas.
O programa tem duração de nove meses, durante os quais os alunos devem criar e executar ideias que podem envolver realidade virtual, aumentada e mista, com técnicas de games e editoração digital/360º, tendo como premissa o desenvolvimento para headsets que usem smartphone, ou mesmo tecnologias mais avançadas, como HTC Vive.
As soluções devem ser aplicadas em um protótipo que será apresentado para a comissão do everis VR Innovation Challenge, composta pelo diretor acadêmico, coordenador do curso, professores e executivos da everis. Além disso, os alunos precisam levar em conta outras questões, como a análise de viabilidade, a utilização da solução pelo mercado potencial, recursos necessários para colocar a solução em produção etc.
Cerca de 100 alunos do curso de Games participantes do projeto, divididos em 25 grupos, passaram a receber orientação tanto dos professores da Fiap quanto de profissionais da everis, por meio de monitoramento programado ao longo do ano.
Para Roberto Pereira, responsável pela área de Inovação da everis, esse projeto traz benefícios tanto para os alunos quanto para o mercado. “Buscamos soluções tecnológicas que ajudem nossos clientes a realizar novos negócios com seus clientes finais, por meio de realidade virtual. Ao mesmo tempo, incentivamos a formação de novos empreendedores” afirma. “Cada grupo está desenvolvendo um projeto específico para clientes reais da everis, dos setores de Telecom, bancos, seguros, automotivo, saúde, entre outros, que, ao final, será apresentado para a empresa”.
Além disso, o executivo revela que o grupo vencedor do everis VR Innovation Challenge será convidado para ter sua solução acelerada na everis, com apoio do Digital LAB, durante um mês, e ganhará um Fast Track para o 10º Acelera FIESP, maior evento de investimento-anjo da América Latina. Os melhores alunos, talentos identificados durante o Programa, também serão convidados para participar de processo seletivo na everis.
Para Agesandro Scarpioni, coordenador de Curso de Graduação da FIAP, a instituição vem alcançando resultados muito positivos com projetos que aproximam alunos do mercado de trabalho, que já é uma prática adotada há algum tempo. “No início, os alunos de Games não conseguiam perceber a importância que eles podem ter no mercado tradicional de trabalho, pois estavam focados somente nos jogos. Por isso, é muito importante criar ambientes desafiadores, como esse projeto com a everis, para ampliar os horizontes dos futuros profissionais num mundo de empreendedorismo”, avalia. “Invés de fazer o trabalho de conclusão de curso na biblioteca, preferimos que o aluno vá para o mercado e enfrente situações reais que, independentemente de dar certo ou errado, trará uma experiência única no seu aprendizado”, finaliza Scarpioni.
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube