Tecnologia

Criminosos usam IA para criar jornais falsos e extorquir pessoas

Em uma extensa reportagem, a Wired revelou que o Yahoo Boys – um conhecido grupo de criminosos virtuais do oeste da África – tem utilizado tecnologia de IA para criar vídeos falsos e extorquir suas vítimas. A novidade fica pela natureza desses vídeos, que criam uma reportagem falsa de canais de notícias como a CNN, e inserem fotos e vídeos reais das vítimas que o grupo está extorquindo dentro desses vídeos.

Um dos usos destes vídeos seria uma reportagem falsa sobre alguém que supostamente estaria sendo procurado pela polícia por um delito qualquer (tráfico de drogas, por exemplo) e então é mostrado na tela a foto da vítima do golpe. Outro formato indicado pela reportagem são notícias falsas sobre assédio sexual. A vítima do golpe é acusada pela reportagem de cometer crimes sexuais, e então nudes da vítima são mostrados no vídeo.

Evolução do golpe: velhas táticas que a IA torna novas

Entretanto, as táticas do grupo não são novas, e são compartilhadas via Telegram entre os golpistas. Tudo consiste de um longo golpe: primeiro, esses golpistas criam uma identidade falsa para si mesmos, roubando fotos de pessoas consideradas atraentes nas redes sociais. Após isso, eles passam a usar esses perfis para tentar seduzir pessoas do sexo oposto, numa tentativa de conseguir nudes ou outras informações constrangedoras dessas pessoas.

Feito isso, esses criminosos revelam o golpe e passam a chantagear suas vítimas, exigindo um pagamento em dinheiro para que o nude delas não seja divulgado na internet ou enviado para familiares. O que muda é o uso da IA para criar um novo parâmetro no golpe: fazer a pessoa acreditar que praticou um crime.

Exemplo de vídeo que os golpistas conseguem fazer com o auxílio de IA (Créditos: Telegram/Wired)

Com uma mistura de vídeos e imagens obtidas das vítimas, uso de âncoras falsos e tecnologia de IA para criar todo o ambiente visual de canais de notícias conhecidos, os golpistas criam vídeos que se parecem muito com uma reportagem real de telejornal. Esses vídeos são usados para pressionar as vítimas, e convencê-las de que a única maneira de se safar é pagando o valor que eles exigem.

Como se a gente já não tivesse fake news suficiente pra se preocupar, esses golpistas aparecem criando uma nova dimensão pra tudo isso.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Rafael Silva

Rafael Silva é jornalista formado desde 2017. Cresceu lendo revistinhas de videogame, entrou numa "nóia" quando percebeu que o “jornagames” ainda era feito para adolescentes que só tinham interesse de discutir qual console era melhor, e agora está numa missão de vingança para resolver isso com as próprias mãos.

Posts Recentes

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!