A Crytek surpreendeu o mundo hoje anunciando sua ferramenta de criação de games, CryEngine V, totalmente grátis para download e uso. Difernete dos concorrentes que sugerem o pagamento de seus programas após a venda dos jogos criados, como é o caso de Unity e Unreal, a Crytek decidiu adotar o arriscado sistema 'pague-quanto-quiser'.
A jogada da empresa é ousada, mas mostra a disposição dos executivos da Crytek em manter-se no páreo onde Unreal e Unity passaram a ser sinônimo de engines para indie games, com custos muitos inferiores aos até então vigentes. A desenvolvedora alemã anunciou também um espaço online para auxiliar os indies com assets e sugestões de otimização de criações digitais. Embora esteja atrasada também nesse quesito em relação à concorrência, a Crytek tem a seu favor a qualidade incontestável de um motor gráfico capaz de produzir obras excepcionais, o que deve atrair a atenção de produtores mais exigentes.
A produtora anunciou hoje, na GDC, em São Francisco, o lançamento de um sistema para avaliar o desempenho de computadores para tecnologias com realidade virtual, o VRScore. O projeto, fruto de parceria entre a Crytek e o sistema de medição de desempenho Basemark. O resultado é uma combinação única de métricas de desempenho profissional com uma engine de games poderosa. "A gente espera que vocês se lembrem de nós", disse o diretor criativo da CryEngine, Frank Vitz, no evento de lançamento do motor gráfico. Ele dirigia seu apelo à comunidade de desenvolvedores, que agora ganha um novo e poderoso recurso para suas produções e pode ou não desejar contribuir com a empresa.