Drops de Jogos recebeu informações oficiais. NIC.br abre inscrições para primeira turma de 2024 do Programa de cursos gratuitos AceleraNET e para o evento ConectaNET.
As primeiras edições de 2024 do programa AceleraNET e do evento ConectaNET, iniciativas gratuitas para aqueles que desejam impulsionar o desenvolvimento de empresas e carreiras profissionais no setor de Internet, redes, TI e computação, acontecerão entre os dias 4 e 8 de março, na cidade de Ribeirão Preto (SP). Lançadas pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) no ano passado e capitaneadas pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br), elas têm como foco principal provedores de Internet (ISPs) de pequeno e médio porte, especialmente aqueles em início de operação ou que buscam estruturação para expandir seus negócios. Os interessados devem se inscrever até dia 25 de fevereiro, nos sites: Link e https://conectanet.nic.br/. As vagas são limitadas.
Formação Técnica e de Gestão – AceleraNET
Na edição do programa AceleraNet de Ribeirão Preto haverá duas atividades com públicos distintos: a Formação para ISPs (4 a 7 de março), voltada para profissionais técnicos, inclusive os iniciantes, e o Curso de Gestão Efetiva do Provedor (7 de março), direcionado para gestores e proprietários de provedores de Internet.
A Formação para ISPs será ministrada por professores do NIC.br, das 9h às 18h, englobando, em cada dia, um curso sobre um tópico técnico diferente: IPv6, DNS, Roteamento e Segurança. Mesmo os profissionais com menor experiência podem participar, conforme explica Antonio Moreiras, gerente de projetos e desenvolvimento da instituição. “Decidimos desenhar uma iniciativa voltada, sobretudo, aos iniciantes na área, o que não exclui aqueles com mais tempo de carreira e que desejam se atualizar. O programa apresenta uma abordagem prática e abrangente sobre temas fundamentais. O objetivo é oferecer mais do que uma simples formação, mas um ensino especializado capaz de preparar os alunos para os desafios do mercado atual”, afirma. Na sexta-feira, 8 de março, haverá uma prova de certificação para os alunos.
O Curso de Gestão Efetiva do Provedor é oferecido em conjunto com a organização Connect Humanity, com o objetivo de preparar os provedores, enquanto empresas, a operarem de forma mais organizada e robusta no mercado, melhorando suas condições para a obtenção de investimentos e para um crescimento sustentável. O curso será ministrado por Rogério Couto, da PROISP, consultor especialista na área, no dia 7 de março (quinta-feira), das 9h às 18h, e abordará tópicos de gestão planejamento estratégico e plano de negócio, organização tática e operacional, organização financeira para recebimento de investimento e premissas de “valuation”, gestão de resultados com Metas e Indicadores (KPIs), estrutura fundamental de recursos humanos e, por fim, gestão eficaz da jornada do cliente com foco na fidelização e prevenção de perda dos clientes.
Networking – ConectaNET
Na sexta feira (8) haverá também um momento voltado para gestores e proprietários dos provedores. O ConectaNET é um evento cujo foco é promover a interação e troca de experiências entre os decisores das empresas, profissionais do NIC.br, responsáveis por diversas iniciativas de interesse dos provedores, como IX.br, OpenCDN, capacitação técnica, medições de qualidade da rede, entre outras e alunos dos cursos do AceleraNET. O encontro será realizado em um bar, das 11h às 16h, em ambiente leve e descontraído. Os interessados podem se inscrever em: Link
Anote na Agenda
Programa AceleraNET – Formação Básica de ISPs
Quando: 4 a 8 de março de 2024
Onde: Ribeirão Preto/SP
Inscrições: até 25/02/2024, no site: https://nic.br/aceleranet/
ConectaNET – evento para gestores e proprietários de ISPs e alunos
Quando: 8 de março de 2024
Onde: Ribeirão Preto/SP
Inscrições: Link
As três próximas edições do programa já têm datas e locais definidos: de 3 a 7 de junho, em Santarém (PA); de 24 a 28 de junho, em Porto Velho (RO); e de 2 a 6 de setembro, em Imperatriz (MA).
Sobre o Ceptro.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) é responsável por projetos que visam a melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infraestrutura. O Ceptro.br gerencia, entre outros projetos, o NTP.br e o IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em Link.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (Link) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o W3C Chapter São Paulo (Link).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (Link). Mais informações em Link.
Sobre a Connect Humanity
Connect Humanity é um fundo de impacto sem fins lucrativos focado para a questão da equidade digital. A organização atua como mediadora, conectando comunidades sub-atendidas com provedores de Internet e investidores, promovendo novos modelos de financiamento sustentável, além de fazer advocacy pela expansão da Internet e da banda larga. O trabalho da Connect Humanity nos Estados Unidos já catalisou mais cerca de R$ 250 milhões para projetos de banda larga, beneficiando mais de 160.000 pessoas com conectividade rápida e acessível. A organização está expandindo sua atuação além das fronteiras dos Estados Unidos, começando pelo Brasil.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
A Meta, do Facebook, está apostando no Meta AI
Por uma injustiça na opinião dele
Um clássico que está na memória de muita gente
Foram notificados casos de mpox em pelo menos 80 países em 2024