Tecnologia

Deezer afirma que assinou declaração pró-artistas em controvérsia envolvendo IA

Recebemos essa informação da Deezer, serviço de streaming de música.

Deezer é a primeira plataforma de streaming de música a assinar a Declaração sobre Treinamento de Inteligência Artificial, disponível em: https://www.aitrainingstatement.org/

Segundo o site, “o uso não licenciado de obras criativas para o treinamento de IA generativa é uma ameaça injusta e significativa ao rendimento das pessoas por trás dessas obras, e não deve ser permitido.”

Alexis Lanternier, CEO da Deezer, comentou: “O trabalho de artistas e compositores é a base da indústria da música. Para a Deezer, é fundamental que os criadores sejam remunerados de forma justa e que suas obras sejam protegidas contra abusos. Temos orgulho de nos unir a milhares de criadores e organizações que se opõem ao uso não autorizado de obras criativas com IA. Vamos continuar fazendo nossa parte para proteger os direitos dos artistas e compositores, incluindo o desenvolvimento de um novo modelo de remuneração para streaming, detecção de IA e combate à fraude.”

Ed Newton-Rex, organizador da Declaração sobre Treinamento de IA, disse: “Mais de 30.000 pessoas assinaram a Declaração sobre Treinamento de IA, principalmente criadores, mas também várias empresas que apoiam os criadores e rejeitam o treinamento não autorizado da IA em obras criativas. Estou agradecido à Deezer por ser a primeira plataforma de streaming a assinar a declaração e espero que outras plataformas sigam seu exemplo.”

Deezer – Inovando para o benefício da indústria da música

Desde o seu início, a Deezer tem sido uma pioneira no ecossistema musical, com a missão de continuar inovando em benefício de fãs, artistas, compositores, gravadoras e parceiros, contribuindo para uma indústria musical saudável e próspera. O compromisso da Deezer em proteger os direitos dos artistas e compositores inclui desenvolver ferramentas avançadas para detectar manipulação de streams (fraude), introduzir um modelo de remuneração centrado no artista e investir na detecção de músicas geradas por IA na plataforma.

Ferramentas de detecção de IA: O volume de conteúdo gerado por IA que chega às plataformas de streaming está aumentando constantemente. Em resposta a isso, a Deezer está implementando ferramentas para detectar esse conteúdo, incluindo vozes falsificadas. Essas ferramentas foram desenvolvidas pela equipe de pesquisa da plataforma, com base em anos de estudos em IA de áudio e identificação de conteúdo. A primeira versão do detector de IA da Deezer será lançada antes do final de 2024.

Detecção de manipulação de streams: Com o aumento da manipulação de streams na indústria da música, a Deezer continua a aprimorar sua tecnologia de detecção. Com uma equipe de 15 pessoas de diferentes áreas, a Deezer desenvolve algoritmos de detecção há mais de 10 anos. Essa equipe utiliza técnicas avançadas de aprendizado de máquina e IA para melhorar a eficácia dos algoritmos.

Deezer. Foto: Divulgação

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!