Do Jornal da USP. Encontro de Docentes da USP chegou, no dia 29 de outubro, à sua nona edição. A cada ano, o encontro elege um tema central para compartilhamento de ideias e propostas entre os docentes da Universidade. O tema do encontro deste ano está na ordem do dia: Carreira docente de impacto e a inteligência artificial em atividades docentes.
Como em todas as edições anteriores, o encontro deste ano contou com a presença de docentes das três categorias da Universidade: titulares, associados e doutores.
O evento aconteceu no Centro de Difusão Internacional (CDI), no campus do Butantã, das 9h30 às 12h30. A edição deste ano contou com uma novidade importante. Além de docentes e pesquisadores, foram convidados a participar também pós-doutorandos da USP. A participação ampliada partiu da premissa de que o pós-doutoramento é parte constitutiva da carreira acadêmica e está altamente integrado às equipes de pesquisa da Universidade. O encontro buscou promover a reflexão sobre os caminhos da carreira docente e as novas oportunidades e desafios trazidos pela incorporação da inteligência artificial (IA) nas práticas de ensino, pesquisa e gestão universitária.
A abertura do evento contou com a participação do professor Marcos Neira, pró-reitor de Graduação em exercício, que apresentou a Ferramenta de Predição da Não Conclusão do Curso de Graduação, elaborada a partir de uma parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação da USP. A ferramenta é um exemplo concreto de utilização de aprendizado de máquina e inteligência artificial como subsídio para tomada de decisão e construção de políticas acadêmicas.
A abertura contou também com a participação do professor Fábio Cozman, da Escola Politécnica. Cozman falou das iniciativas da USP criadas com o objetivo de pesquisa multidisciplinar e colaborativa em inteligência artificial, a exemplo do Centro de Inteligência Artificial (C4IA) e o Centro de Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina (CIAAM).
A abertura foi seguida da palestra Carreira acadêmica de impacto, ministrada pelo professor Carlos Roberto Bueno Júnior. O docente coordena um grupo de estudos sediado no Instituto de Estudos Avançados que se dedica a estudar iniciativas para ampliar o impacto e a excelência da carreira docente em universidades públicas. A formação em soft skills e a relação entre a universidade e a sociedade foram tópicos desenvolvidos pelo professor Bueno.
Em seguida foi realizada a mesa-redonda O uso da inteligência artificial em atividades acadêmicas. O painel foi dedicado a apresentar e discutir a presença da inteligência artificial na realidade acadêmica. Participaram deste painel professores com pesquisa de alto nível sobre o tema da inteligência artificial e que usam a ferramenta no dia a dia de suas atividades acadêmicas. Estiveram presentes: Anarosa Brandão (Escola Politécnica e CIAAM/USP), Helder Nakaya (Faculdade de Ciências Farmacêuticas/USP), Ana Carla Bliacherine (Escola de Artes, Ciências e Humanidades/USP), Luciano Araújo (EACH/USP) e Tiago da Silva Fiorini (Instituto de Física/USP).

O evento foi concluído com um espaço para debate e troca de experiências entre os participantes. Em linha com o que já acontece com outras universidades, ficou clara a necessidade de a USP adotar políticas específicas sobre usos de inteligência artificial em suas atividades-fins. O encontro deu uma contribuição nesta direção.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
