Tecnologia

Exposição na Câmara dos Deputados celebra 35 anos do ponto br

Drops de Jogos recebeu informações oficiais do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Exposição na Câmara dos Deputados celebra 35 anos do ponto br.

O.br, um dos cinco domínios de topo para código de país mais populares do mundo, completa 35 anos em abril deste ano. Para celebrar esse marco, uma exposição será realizada no Espaço Mário Covas, na Câmara dos Deputados, entre os dias 8 e 12 deste mês. Na quarta-feira (10), às 10h, haverá um ato marcando a abertura da mostra, no qual a liderança do܂br contará trechos dessa importante trajetória, e um painel exibirá ao público mensagens sobre o domínio.

Estarão presentes Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) – entidade privada, sem fins de lucro, responsável por operar o.br –, Frederico Neves, Diretor de Serviços e de Tecnologia do NIC.br, e Percival Henriques, Vice-Presidente do Conselho de Administração do NIC.br e Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). 

Com mais de 5,3 milhões de nomes registrados, o.br há anos tem ajudado no desenvolvimento da Internet no país, uma vez que a verba arrecadada com o domínio é investida em ações e projetos que aprimoram o uso e a infraestrutura da rede no território nacional, como o IX.br – maior ponto de troca de tráfego do mundo.

Venha escutar os pioneiros da Internet no Brasil e conheça esta história 100% brasileira.

Anote na agenda

Exposição comemorativa dos 35 anos do.br

Quando: de 8 a 12 de abril de 2024. Abertura oficial na quarta-feira (10), com realização de ato solene

Onde: Espaço Mário Covas, anexo II, Câmara dos Deputados – Palácio do Congresso Nacional – Praça dos Três Poderes – Brasília – DF

Horário: das 9h às 19h. Ato solene: das 10h às 10h30

Entrada gratuita.

Registro.br

O Registro.br é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o.br. Executa ainda o serviço de distribuição de endereços IPv4 e IPv6 e de números de Sistemas Autônomos (ASN) no País. No 2° semestre de 2022, ultrapassou 5 milhões de domínios.br registrados e 1,5 milhão protegidos pela tecnologia DNSSEC. Para o LACNIC – Registro de Endereços Internet para a América Latina e Caribe, o Registro.br oferece os serviços de engenharia e hospedagem. Mais informações em Link.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio.br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/. 

PC. Foto: Freepik

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!