Faleceu Clive Sinclair, do ZX Spectrum, máquina que programava games nos anos 80

Um nome histórico

  • por em 17 de setembro de 2021

Faleceu Clive Sinclair, do ZX Spectrum, máquina que programava games nos anos 80. Imagem: Prime Time Zone/Tsevis

Sir Clive Sinclair, criador dos computadores ZX Spectrum, faleceu no último dia 16 de setembro, aos 81 anos de idade.

LEIA MAIS

1 – Editor de conteúdo do Drops de Jogos explicava as inverdades sobre Games e Violência há 10 anos

2 – Acredite se quiser – Brasileiros criam jogo mod de graça baseado na Caverna do Dragão

Das pequenas calculadoras, no início dos anos 1970, Sir Clive (como ficou conhecido após receber o título de Cavaleiro da Corte britânica) partiu para a criação do ZX80, computador vendido por um valor extremamente acessível no início dos anos 1980, popularizando a computação no mundo, inclusive no Brasil, onde os clones TK tiveram grande aceitação.

Em 1982 vieram os potentes ZX81 e ZX Spectrum, este último o seu produto que maior sucesso, capaz de gerar cores e responsável por alavancar a produção de games no Reino Unido.

A partir da programação no Spectrum, surgiriam jogos como Manic Miner, Chuckie Egg Jet Pac, Lords of Midnight, Knight Lore e Horace Goes Skiing, entre outros.

Curiosamente, o empreendedor afirmava que os softwares poderiam ser os responsáveis por botar fim ao “longo monopólio” das criaturas feitas de matéria orgânica como as formas de vida mais inteligentes da Terra.

À despeito de suas previsões sombrias, no entanto, seu dispositivo trouxe alegria ao mundo, sendo um recurso fundamental para a indústria de jogos digitais na Europa daquele período.

“Antes dos produtos idealizados por Sir Clive, os computadores pessoais eram apenas kits com um teclado numérico e algumas LEDs”, afirmou Mike Talbot, criador de dezenas de games.

“A série ZX levou os computadores para fora dos laboratórios e os transformou em objetos do tamanho de um livro, que você leva para o quarto ou para um local de estudo”, continuou o desenvolvedor, identificando a importância do projeto para a iniciação computacional que surgiria a partir dos anos 1980 e o imenso mercado de games produzidos com estas máquinas.

O sucesso da série ZX transformou estes computadores nos primeiros equipamentos utilizados por muitos jovens iniciantes no desenvolvimento de games, muitos deles ainda em idade escolar.

Jogos como Jet set Willy, Chuckie Egg e Saboteur, marcaram o início da insurgente indústria de entretenimento digital na Europa, ao lado de campeões de vendas como Knight Lore, Football Manager e Lords of Midnight, entre outros.

De acordo com as declarações da sua filha, Belinda Sinclair, informadas pelo jornal The Guardian, o inventor britânico morreu em casa em razão de uma doença que se prolongava há anos.

Assista, abaixo, a um vídeo com 10 grandes jogos produzidos para o computador ZX Spectrum.

Com informações da BBC e do site Observador.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Saiba os SPOILERS de Resident Evil Village

Resident Evil Database cria Linha do Tempo com games da franquia

Confira os 5 games online mais jogados no mundo em 2021 segundo site

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments