Tecnologia

Ford comemora 45 anos do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, que inclui simulador

Drops de Jogos recebeu informações oficiais da montadora. Ford comemora 45 anos do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, que inclui simulador.

Até o início dos anos 1970, o Brasil não tinha nenhum campo de provas específico para o desenvolvimento de veículos. A única opção das marcas instaladas aqui era testar seus carros nas ruas, ou enviá-los ao exterior. Foi quando a Ford decidiu instalar o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, no interior paulista, que tornou-se referência no setor e este mês completou 45 anos de operação – veja o vídeo

A unidade tem hoje um papel estratégico dentro do modelo de negócios da marca na região, como parte do seu ecossistema global de inovação. Além de uma estrutura completa para o desenvolvimento, testes, validações e homologações dos modelos do portfólio atual do Brasil e da América do Sul, ela conta com um time altamente capacitado de profissionais que atuam em projetos globais de veículos e tecnologias da mobilidade do futuro.

Desde 2018, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford teve o seu escopo de trabalho ampliado e passou a prestar serviços também para outras empresas, tanto da área automotiva como de outros setores, de forma pioneira na região. Junto com essa mudança foi feita a troca de nome da unidade, que até então era conhecida como Campo de Provas de Tatuí. 

“Ao longo da sua história, o Centro da Ford em Tatuí teve uma participação importante em todos os projetos de veículos desenvolvidos e lançados na região. Hoje, ele está integrado ao ecossistema global de inovação da marca, com uma estrutura completa e um time de excelência de engenharia que trabalha no desenvolvimento de veículos globais e tecnologias de ponta, reconhecido mundialmente pela sua competência e talento”, diz Marinna Silva, gerente do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford em Tatuí.

Padrão global

Localizado a cerca de 130 km de São Paulo, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí é um dos sete da Ford no mundo, ao lado dos existentes nos Estados Unidos (três), na Europa, Austrália e China. Sua estrutura de padrão mundial permite testar veículos para o Brasil e também para outras regiões, como Estados Unidos, China e Europa, reproduzindo as condições e os desafios desses locais a partir da correlação de pistas.

Ele ocupa uma área total de 4,66 milhões de m2, dos quais 3,63 milhões de m2 são de áreas verdes preservadas, com árvores nativas e mais de 360 espécies de animais. Seus 40 km de pistas de terra e 20 km de pistas pavimentadas incluem áreas de alta e baixa velocidade com diferentes tipos de piso e traçados, como areia, cascalho, pedras e lama, além de lombadas, obstáculos, tanque de transposição de água e rampas com até 40º de inclinação.

O local está preparado para realizar mais de 440 tipos de testes, como avaliação de durabilidade, calibração, desempenho e segurança, além de homologação. Os laboratórios de emissões, desmontagem e análise de peças (Teardown), dinamômetro de motores, vibroacústico e simulador de estradas para avaliação de suspensão (4Poster) realizam testes que atendem a normas nacionais e internacionais. Há também as áreas de suporte, com garagem experimental, montagem de protótipos, almoxarifado, posto de combustível e carregadores de veículos elétricos, incluindo um ultrarrápido de até 60 kW CC e 43 kW CA.

História

Antes de escolher o local onde seria instalado o seu campo de provas, nos anos 1970, a Ford fez um amplo estudo. Engenheiros da empresa sobrevoaram o interior paulista durante seis meses em busca do terreno ideal. “Pesquisamos também o clima, porque muita chuva poderia atrapalhar os testes. Foi assim que chegamos a Tatuí e à Fazenda Bom Pai, uma área de 180 alqueires que estava à venda”, contou Edgard Duílio Heinrich, um dos participantes do projeto.

Uma segunda área foi adquirida depois e as primeiras pistas foram construídas em 1972, as chamadas “Korean Roads”, para veículos 4×4. Desde então, a sua estrutura foi aperfeiçoada e ampliada com seguidos investimentos. O prédio da administração foi concluído em outubro de 1978 – data oficial da inauguração da planta – junto com o primeiro circuito de pistas expressas. No começo dos anos 80, foi criado o Laboratório de Emissões.

Em 1985, todas as pistas foram reforçadas para o desenvolvimento de veículos pesados. Em seguida foi construída a Garagem Experimental para a construção de protótipos. A cada programa de produto a unidade foi modernizada com novos equipamentos e instalações para atender às constantes mudanças na tecnologia e requisitos de emissões e segurança veicular. Hoje, além da eletrificação, seus avanços incluem a digitalização para o desenvolvimento de veículos conectados e autônomos.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. A empresa faz isso por meio de três segmentos de negócios centrados no cliente: Ford Blue, projetando veículos icônicos a gasolina e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores junto com software integrado para trazer experiências digitais excepcionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando clientes comerciais a transformar e expandir seus negócios com veículos e serviços adaptados às suas necessidades. Além disso, a Ford está buscando soluções de mobilidade por meio do Ford Next e fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site Link.

LEIA MAIS

1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda

2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo

Ford. Foto: Divulgação

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

SBT anuncia especial de Natal com convidado especial após demissões

E eles tiveram grana para isso, depois de demitir centenas

5 minutos atrás

Saiba os planos do SBT para superar sua crise

Mudando a programação e eliminando programas; foram centenas de demissões

13 minutos atrás

Jogos da Ubisoft têm até 90% de desconto em promoções de Black Friday

Star Wars: Outlaws, Avatar: Frontiers of Pandora, Just Dance 2025 Edition, diversos títulos da franquia…

1 hora atrás

Produtor desabafa sobre demissão do SBT

Ele ficou 15 anos lá

1 hora atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!