Escritores, tecnologistas e pesquisadores planejam levantar US$30 milhões nos próximos três anos para construir um ecossistema de redes sociais utilizando o AT Protocol, protocolo descentralizado adotado pelo Bluesky.
A campanha FreeOurFeeds pretende arrecadar esse valor para criar uma fundação independente até o final de 2025, que apoie o AT Protocol e garanta que usuários do Bluesky e desenvolvedores não enfrentem mudanças imprevisíveis, como as que ocorreram após a aquisição do antigo Twitter, hoje X, por Elon Musk.
“Com Zuckerberg seguindo os passos de Musk na semana passada, não podemos mais permitir que bilionários controlem nossa praça pública digital”, diz o site.
O site afirma que o projeto não está oficialmente vinculado ao Bluesky de nenhuma forma, mas que a equipe da plataforma está ciente e apoia a iniciativa.
“O excelente trabalho do Bluesky até agora e suas boas intenções são claros, no entanto, a infraestrutura social gerida no interesse público não pode ser governada por uma empresa de mídia social a longo prazo.”
O projeto está sendo apoiado por Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, pela professora Shoshana Zuboff, pelo jornalista Cory Doctorow, os atores Mark Ruffalo e Alex Winter, entre outros.
*por Sofia Schurig | Núcleo
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Jogos com obras literárias clássicas
Segundo secretário, trabalhador autônomo não será tributado
Reportagem da Vulture
Empresa que fornece dados ao Google admite erro
"Ciclo do Poder", boardgame sobre dignidade menstrual criado pelo Instituto Oswaldo Cruz, é o melhor…