Tecnologia

Huawei, ABDI e Abralog lançam estudo de armazém inteligente com 5G em SP

Recebemos a seguinte informação sobre a Huawei:

A Huawei, multinacional líder em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), promove, nesta terça-feira (dia 7/12), cerimônia de lançamento do White Paper “Estudo de caso do armazém inteligente da Huawei no Brasil conectado ao 5G”, elaborado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação Brasileira de Logística (Abralog). O evento, que acontece no próprio centro de distribuição da empresa, localizado em Sorocaba (SP), vai apresentar como o 5G funciona na prática e quais são os ganhos que a nova tecnologia pode gerar para o setor de logística.

LEIA MAIS

1 – Editor de conteúdo do Drops de Jogos explicava as inverdades sobre Games e Violência há 10 anos 

2 – Acredite se quiser – Brasileiros criam jogo mod de graça baseado na Caverna do Dragão

“No documento criado em parceria com a ABDI e a Abralog, iremos reunir todos os detalhes das tecnologias implementadas no armazém inteligente e os benefícios obtidos em cada uma delas, ou seja, em quais casos é mais indicado utilizar um robô, armazenamento em nuvem e Inteligência Artificial”, explica Mr. Maxingwu, diretor de supply chain da Huawei no Brasil. O estudo ainda contempla como será o ecossistema organizacional 5G. “O White Paper é um ótimo exemplo de esforço conjunto para a criação de um ecossistema 5G e de como a Huawei busca cada vez mais cooperar com parceiros locais para o desenvolvimento de tecnologias e novas práticas, que podem tornar o Brasil um case global de transformação digital”, complementa Maxingwu.

O presidente da ABDI, Igor Calvet, afirma que “o White Paper oferece informações importantes de práticas de uso do 5G pela área de logística, sustentadas em dados requeridos pela Indústria 4.0. Funciona como um guia, que pode ser utilizado como referência por todas as empresas do setor. Com esse estudo feito em parceria com a Huwaei e a Abralog, a ABDI cumpre sua missão de fomentar a transformação e o desenvolvimento do setor”.

Pedro Moreira, presidente da Abralog, diz que a iniciativa tripartite de se organizar o White Paper mostra senso de colaboração e de competências, essenciais na formulação do material. “Trata-se de uma visão estruturada sobre logística 4.0, mais especificamente do Armazém 4.0 e os enormes benefícios advindos da aplicação do 5G. Essa tecnologia tende a imprimir maior velocidade nas operações, acuracidade e redução de custos, além de ser um indutor fantástico para evolução da gestão da cadeia de suprimento e logística”, avalia Moreira.

A Logística 4.0 incorpora conexões inteligentes para atender, de maneira otimizada, os requisitos de velocidade, ganho de eficiência, redução de custos e disposição de informações para tomada de decisões apoiadas em dados exigidos pela Indústria 4.0. A experiência no armazém inteligente da Huwaei mostra, na prática, os benefícios do uso da tecnologia 5G na logística 4.0.

Com a implementação de tecnologias como a inteligência artificial, armazenamento em nuvem, radiofrequência, veículos autônomos autoguiados, dispositivos inteligentes e equipamentos automatizados, todos conectados e impulsionados pela conexão 5G, os principais resultados observados foram a melhoria de 25% na eficiência operacional geral, a redução de 30% no ciclo de produção, a melhoria de 20% no giro de estoque e a eliminação total dos erros operacionais e do uso de papel.

Outros resultados observados no estudo de caso foram: maior controle do armazém e do estoque; monitoramento amplo dos veículos; minimização de problemas com a observação contínua dos veículos que identificaram falhas mecânicas antes que acontecessem e ampliação das conexões sem fio.

Armazém Inteligente

Em agosto de 2020, o armazém da Huawei de 22 mil m² recebeu a cobertura de uma rede 5G privada, obtida após autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A tecnologia móvel de quinta geração é a única que suporta conexão entre máquinas. São 12 antenas, capazes de conectar até 300 dispositivos inteligentes, como veículos autônomos auto-guiados, empilhadeiras autônomas, câmeras com inteligência artificial e dispositivos de radio frequência. Desde então, tarefas como transporte de matéria-prima e equipamentos passaram a ser executados por robôs autônomos, o que ocasionou um ganho de 25% na eficiência da operação, e uma diminuição do ciclo de produção de 17 para 7 horas.

A ideia de receber os convidados no armazém inteligente da Huawei é poder apresentar esses exemplos reais, de como o uso da tecnologia 5G pode revolucionar a comunicação na cadeia, com ganhos em velocidade e performance que garantam maior segurança e eficiência nas operações. Uma das principais características da nova tecnologia é a baixa latência, que otimiza o tempo entre o upload e o download de um dado, por exemplo, gerando respostas praticamente imediatas.

A cerimônia de lançamento do White Paper acontece das 14h às 17h, e também contará com a presença do presidente da ABDI, Igor Calvet, e do presidente da Abralog, Pedro Moreira.

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 190 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende mais de um terço da população mundial. Há 23 anos no Brasil, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.

Sobre a ABDI

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) trabalha para que o setor produtivo nacional aumente sua produtividade, competitividade e lucratividade. A partir da formulação de programas e serviços, a ABDI contribui de forma efetiva para o desenvolvimento econômico. A atuação tem, mais recentemente, se concentrado no incentivo à transformação digital, novos modelos de negócios e uso de tecnologias em cidades inteligentes. A ABDI é indutora da cultura de digitalização na economia nacional, gera inteligência competitiva e é responsável pela articulação entre agentes públicos e privados, sempre com o foco no desenvolvimento do setor produtivo brasileiro.

Para mais informações, visite a Huawei online ou siga-nos:

Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
YouTube

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Drops de Jogos

Posts Recentes

Epic Games Store dará jogos de graça em 2022

Eles vão continuar

10 horas atrás

Opera GX, navegador gamer, chega na Epic Games Store

Com uma experiência de jogo imersiva, Opera GX é lançado na Epic Games Store, dos…

11 horas atrás

Tapps Games quer empregar Artista de Jogos 3D

Oportunidade para artista de jogos brasileiros

11 horas atrás

Jovem Nerd busca Desenvolvedor WordPress Sênior

Oportunidade no site

11 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!