OpenAI lançou uma nova funcionalidade para o ChatGPT chamada “Refletir”, que proporciona um aumento de transparência na interação com a inteligência artificial. O recurso, disponível tanto para usuários da versão gratuita quanto paga, além de ser exclusivo para assinantes do modelo o3-mini-high, permite que a IA mostre parte do seu processo de raciocínio.
Faz isso antes de apresentar a resposta final. Com o “Refletir”, ao realizar uma pergunta, o ChatGPT passa a exibir um campo adicional onde os usuários podem visualizar um resumo do raciocínio que levou à resposta final.
Isso oferece uma visão mais clara de como a IA chegou às suas conclusões, o que pode ajudar a compreender melhor seu funcionamento e aumentar a confiança no processo.
Quando ativado, o recurso “Refletir” não revela o raciocínio completo, mas sim um resumo das ideias principais por trás da resposta.
A OpenAI, segundo o site TechCrunch, desenvolveu a funcionalidade para simplificar o processo de “pensamento” da IA, tornando-o mais acessível e compreensível. Ao visualizar o raciocínio, os usuários podem perceber como a IA interpreta e organiza as informações antes de fornecer a resposta final.
- Transparência: O recurso proporciona uma visão clara sobre como a IA processa informações e gera suas respostas.
- Correção de erros: Ao permitir que os usuários vejam o raciocínio da IA, é possível identificar equívocos e corrigir possíveis falhas.
- Compreensão aprimorada: O “Refletir” ajuda os usuários a entender melhor como a IA funciona, tornando a interação mais produtiva e esclarecedora.
Como o recurso “Refletir” se compara aos concorrentes do ChatGPT?
Se comparado a outras IAs como o DeepSeek e o Gemini, o “Refletir” se destaca pela sua simplicidade e eficácia. Embora outras plataformas também forneçam formas de aumentar a transparência no processo de raciocínio, o ChatGPT, com esse novo recurso, entrega um resumo claro e objetivo das decisões feitas pela IA.
Isso oferece aos usuários uma abordagem mais intuitiva, facilitando a análise e a compreensão do fluxo de pensamento da IA.
ChatGPT de olho no DeepSeek
Recurso “Refletir” do ChatGPT é um avanço significativo rumo a maior transparência e confiança no uso de inteligências artificiais. Com ele, a OpenAI permite que os usuários compreendam como suas respostas são geradas, promovendo uma interação mais clara e eficaz.
A medida que a tecnologia evolui, a incorporação de funcionalidades como o “Refletir” será essencial para garantir que as IAs sejam ferramentas úteis, transparentes e confiáveis para todos os usuários.
Com informações do Correio Braziliense.

DeepSeek e ChatGPT — Foto: Joel Saget/AFP/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.