IA da IBM impulsiona mercado de games e eSports

Tecnologia importante

  • Avatar
  • por em 2 de fevereiro de 2021

Imagem: IBM

A IBM, gigante de soluções para ambientes digitais, está atenta ao mercado de games e vem desenvolvendo projetos e sistemas que buscam otimizar o gameplay por meio de Inteligência Artificial e Cloud Gaming.

Claudio Bessa, líder do ecossistema de desenvolvedores e Chief Developer Advocate, da IBM América Latina, elencou algumas destas soluções já em aplicação no universo dos jogos digitais. “Os videogames revolucionaram indústrias como eSportes e aprendizagem, tornando-se uma ferramenta importante para oferecer e desenvolver diferentes competências”, afirmou.

Para o profissional, uma infraestrutura de cloud híbrida aberta possibilita a base da escalabilidade em qualquer ambiente, portabilidade de dados aprimorada e capacidades para criar e implementar plataformas de jogos de alto desempenho, com a baixa latência que os jogadores precisam.

Entre as empresas que vêm se utilizando da plataforma IBM Cloud, estão Skyegrid, com um sistema que oferece aos jogadores zero lag durante as partidas em laptop, tablet ou smartphones, a Exit games, cuja plataforma SaaS está disponível para desenvolvimento e hospedagem de jogos multiplayer, com mais de 250 milhões de jogadores mensais, e a Mobbyt, recurso gratuito de games educacionais que auxilia crianças em tratamentos contra o câncer.

Na esfera dos eSports, a empresa também apresenta oportunidades, a exemplo do IBM Watson Studio, que permite analisar, visualizar e obter informações sobre o jogo Starcraft II com um padrão de código.

O processamento de linguagem da IBM e o Machine Learning atuam ainda em projetos como o ESPN Fantasy Football e a Overwatch League, da Activision Blizzard. No Fantasy Football, essas soluções ajudam os jogadores a entender melhor seu desempenho, apontar projeções e avaliar decisões de risco e recompensa. Na Overwatch League, a tecnologia IBM desenvolve ferramentas de análise de desempenho dos jogadores para os fãs, equipes e casters.

LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros

Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer

Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.