Tecnologia

IBM leva pela primeira vez HackaTruck MakerSpace para USP

Recebemos o seguinte release:

Após passar por seis universidades por todo o Brasil, o HackaTruck MakerSpace, laboratório móvel que roda o país para capacitar estudantes de ensino superior em novas tecnologias, chega pela primeira vez à Universidade de São Paulo (USP). O caminhão itinerante é um projeto de educação da IBM com apoio da Apple e Flex, e execução do Instituto Eldorado, e disponibilizará o curso aos alunos no campus Cidade Universitária até o dia 20 de setembro.

Mais de 700 alunos dos cursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da USP participaram de uma primeira fase à distância e 56 pessoas foram selecionadas para cursar a etapa presencial no laboratório móvel que está estacionado no campus, onde terão aulas focadas na linguagem de programação Swift e tecnologias voltadas a Inteligência Artificial, Cloud e Internet das Coisas. Além disso, o HackaTruck MakerSpace vem inspirado pelo conceito maker com seu laboratório móvel constituído como um makerspace, ou seja, um espaço onde os alunos criam e desenvolvem protótipos relacionados aos temas estudados. Ao final do curso, os estudantes, que estão divididos em duas turmas de 28 cada, produzirão um total de até 14 protótipos.

Segundo estudo do IBV sobre a escassez de competências, nos próximos 3 anos, 7,2 milhões de trabalhadores no Brasil precisarão ser capacitados novamente como resultado do impacto da utilização de inteligência artificial e automação inteligente no mercado de trabalho. Além disso, apenas 41% dos CEOs entrevistados em todo o mundo têm as pessoas, habilidades e recursos necessários para executar suas estratégias de negócios

“A democratização da educação é um de nossos pilares, por isso seguimos investindo em projetos para fomentar a capacitação de futuros profissionais”, afirmou Carlos Hopf, Executivo de Operações da IBM Brasil. “Por meio do HackaTruck, conseguimos levar as novas tecnologias, como cloud, IA e internet das coisas, para acelerar a maneira como os alunos aprendem e desenvolvem as habilidades que os preparam para as profissões do futuro, ajudando a diminuir a escassez de habilidades que temos no Brasil e atendendo às necessidades e demandas do mercado. “

Realizado no Brasil desde 2015, o HackaTruck MakerSpace é um laboratório móvel que roda o país para capacitar estudantes de cursos relacionados à tecnologia da informação. O caminhão itinerante já percorreu mais de 60 mil km e permitiu que mais de seis mil alunos tivessem acesso às aulas e aos workshops oferecidos de forma gratuita pelo programa. Neste ano, a iniciativa já passou por seis universidades brasileiras, nos estados do Paraná (UNISEP), Bahia (SENAI Cimatec), Pernambuco (UFPE), Ceará (UNIFOR), Pará (UFPA) e Mato Grosso do Sul (UFMS). Após a USP, o caminhão itinerante da IBM seguirá para o Rio de Janeiro (UFRJ) e terminará o ano voltando ao Paraná (UTFPR).

Mais informações estão disponíveis por meio do link: hackatruck.com.br/

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

ExitLag anuncia campanha de Black November em parceria com outras marcas

Bonoxs, Fallen Store e Gamers Club serão parceiros na campanha promovendo a oferta da ExitLag…

17 minutos atrás

Governo Lula processa TikTok por tratamento irregular de dados de crianças

Ações pedem desativação de recurso do feed e plano de conformidade

1 hora atrás

ABRAGAMES anuncia Patrícia Sato como gerente executiva do Projeto Setorial Brazil Games

Executiva atua na indústria de games desde 2014 e há oito anos trabalha em conjunto…

2 horas atrás

Fatec São Caetano participa do ‘Games for Change’ América Latina 2024

Mudança climática é o tema central da edição 2024 do evento, realizado simultaneamente no Brasil,…

2 horas atrás

Seus desafetos podem ver seus posts no X mesmo bloqueados

Irresponsável é pouco, essa decisão é maldosa pois favorece assediadores e stalkers

2 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!